Bronzeamento artificial, fumar e não comer frutas pode envelhecer a pele em dez anos

Pesquisa mostra como esses maus hábitos prejudicam a pele mesmo com o uso de cosméticos

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 05/06/2013

Viver um estilo de vida pouco saudável pode acelerar o envelhecimento da pele de uma mulher em dez anos. É o que afirma um estudo realizado pela marca britânica de cosméticos Simple skincare, focada em produtos para peles sensíveis e no mercado desde 1960. Os resultados foram divulgados dia 04 de junho na publicação científica Plos One.

O trabalho fez a revisão dos resultados das pesquisas feitas com um total de 585 mulheres de três países avaliadas durante oito anos. As participantes tinham diferentes faixas etárias, que iam dos 25 aos 75 anos. Os locais de estudo, com condições controladas de laboratório foram estabelecidos em Bedford, no Reino Unido, em Madrid, na Espanha, e Xangai, na China. As participantes responderam questionários sobre estilo de vida, incluindo perguntas sobre a quantidade de vezes que se bronzeavam e se elas eram fumantes ou não. Outras questões incluíam o número de vezes que ela usava produtos hidratantes, quantas vezes por dia elas comiam frutas e vegetais e seus hábitos de higiene pessoal, como a quantidade de vezes que elas escovavam os dentes.

A equipe de cientistas também fez fotos digitais das mulheres durante o período avaliado, para identificar a idade percebida e se elas pareciam mais jovens ou mais velhas do que suas idades reais. Analisando os resultados, os estudiosos descobriram que bronzeamento artificial, cigarro e uma dieta pobre em frutas envelheciam a pele de uma mulher em até 10,4 anos ? independente do uso de produtos cosméticos.

Os cientistas concluíram que o estilo de vida de uma pessoa interfere em 33% na aparência de sua pele, enquanto a genética interfere cerca de 50%. De acordo com os pesquisadores, uma boa saúde da pele vai além do uso de cremes e loções ? leva em conta o modo como vivemos nossas vidas e como nós cuidamos do corpo.

Abandone 10 hábitos que envelhecem a sua pele
Com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar. Mas nem adianta gastar dinheiro no mais revolucionário dos tratamentos estéticos ou no creme mais caro do mercado. Tudo isso perde força se você abre espaço para verdadeiros inimigos da saúde da sua pele. Cigarro, estresse e açúcar demais são alguns deles. A seguir, você confere quais são os outros maus hábitos que favorecem o envelhecimento precoce. Fique longe deles e rejuvenesça.

1.Tabagismo

Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Imagine quem fuma mais do que um por dia. Resultado: a pele fica grossa e amarelada, por causa da nicotina, sem viço e opaca. Além de todos os problemas que causa à saúde, o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. "O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para proteger os olhos da fumaça", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.