Compare sete ácidos e escolha o melhor para a sua pele

Ácido retinoico trata acne e fotoenvelhecimento e ácido azelaico pode ser usado por gestantes

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 03/10/2014

Antigamente os ácidos eram exclusividade de cremes e loções manipulados a pedido do médico. Mas hoje, eles se popularizaram e fazem parte da composição de muitos cosméticos. O principal motivo para a ampliação do emprego dessas substâncias está, principalmente, na eficiência em um grande leque de ações: há ácidos ótimos para clarear manchas, outros são excelentes em amenizar cicatrizes, alguns ainda combatem acne, diminuem rugas e até estrias. No entanto, a única semelhança entre eles é o pH inferior a sete, que caracteriza as substâncias ácidas, e a irritação que causam na pele. As propriedades variam entre eles.

O uso - em cremes ou peelings - deve ser sempre feito com a recomendação do médico, mesmo em cosméticos. O motivo é que, em geral, por sensibilizar a pele para conseguir o efeito, os ácidos pedem cuidados especiais. Os principais são evitar a exposição solar, utilizar sempre protetor solar com FPS 30 ou maior e investir em produtos que hidratem e acalmem a pele. A seguir você confere uma lista com sete ácidos para o uso na pele. Descubra qual deles se encaixa as necessidades da sua pele.

Ácido azelaico

"O ácido azelaico é muito utilizado para o tratamento da acne, principalmente por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias", explica Ricardo Limongi. "Além disso, essa substância também é despigmentante, ou seja, clareia manchas, o que o torna uma ótima recomendação para as acnes que deixam a pele manchada".

"O ácido azelaico está na lista de substâncias não teratogênicas, ou seja, é seguro para uso em gestantes e mulheres que estejam amamentando, pois não causará nenhuma alteração ao desenvolvimento do feto", explica o profissional. Ele é usado em concentrações de 15 ou 20% e é seguro para qualquer tipo de pele. Durante a aplicação pode haver dor, ardor e coceira, mas são sintomas leves. Ele só está disponível para o uso em fórmulas manipuladas prescritas pelo médico. Por ter baixa potência, ele não é um bom agente para peelings.

Cuidados: não exige cuidados especiais além de proteção solar, com FPS mínimo de 30 e reaplicação de duas em duas horas.