Black power: confira diferentes estilos para inspirar

Use e abuse de cores e penteados para revolucionar o visual

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 24/11/2015

Com certeza você já ouviu falar em Black Power. Mas você sabe o que significa essa expressão? É um movimento politizado que nasceu nos anos 1960, nos Estados Unidos, com o objetivo de lutar por direitos iguais entre negros e brancos naquele país, mas que logo se espalhou pelo mundo todo.


Na moda e na beleza, um dos legados desse movimento é o cabelo estilo black power, que é feito com um corte e penteado super volumoso, realçando o crespo natural das madeixas de homens e mulheres negros. É um look muito associado a soul music também.

O visual black power tradicional era penteado para armar ainda mais os cabelos crespos ou encaracolados, mas acabava desfazendo um pouco dos cachos. O look não deixou de ser moda, mas criou espaço para outros estilos conhecidos como "afros" por também valorizarem os cachos e o volume típico dos cabelos de afrodescendentes.

Hoje, um dos looks que fazem mais sucesso entre as famosas e nas ruas é o cabelo crespo com cachos bem definidos e corte médio e reto, na altura dos ombros. As coloração também são muito usadas entre os adeptos dos cabelos afros e vão desde reflexos loiros, castanhos até tons avermelhados.

Para a especialista em cabelos afros Kátia Timani, assim como os lisos, os crespos exiges cuidados específicos na hora de tratar, porque são fios sensíveis e que quebram facilmente com químicas. "Uma das características mais marcantes do cabelo crespo é o aparecimento de fissuras na haste, com grande quantidade de nós, levando a pontas duplas", diz. Por isso, não importa o corte ou a cor, a hidratação e o uso de produtos específicos para cabelos enrolados são cuidados fundamentais.

Se você quer valorizar seu cabelo crespo com um visual moderno, inspire-se na galeria a seguir e copie o visual de famosas super estilosas (e que amam seus fios afros):

Solange Knowles

Este penteado usado por Solange Knowles (irmã da cantora Beyoncé) é o black power tradicional.


Os cachos são desmanchados com um pente para deixar as madeixas ainda mais armadas. Apesar de não ser novidade, o look ainda é atual, original e para lá de charmoso.