Unhas fracas: conheça 9 erros que você comete na hora de fazê-las

Compensar o problema com unhas de gel ou abusar da acetona ao remover o esmalte só estraga suas unhas

POR NATHALIE AYRES - ATUALIZADO EM 08/11/2016

Unhas fracas são uma queixa frequente no consultório dos dermatologistas e podem ser reflexo de diversas condições de saúde. "É muito comum que unhas quebradiças sejam causadas por falta de vitamina D e ferro, ou até mesmo estejam ligadas ao hipotireoidismo", comenta a dermatologista Giovana Moraes, diretora da Clínica Ego e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Mas na maioria dos casos, o enfraquecimento das unhas é causado por maus hábitos, principalmente na hora de fazê-las. Veja a seguir os principais erros que cometemos na hora da manicure e que deixam as unhas fracas.


SAIBA MAIS

Abusar da acetona

Remover esmaltes com acetona pode ser muito danoso para a saúde das unhas e cutículas. "A acetona é um veículo alcoólico, que acaba roubando a água das unhas e suas estruturas, o que causa seu enfraquecimento", explica a dermatologista Giovana Moraes, diretora da Clínica Ego e membro da SBD. Isso torna as unhas fracas e quebradiças.

O ideal ao limpar as unhas do esmalte antigo é usar os removedores de esmalte com base oleosa. A dermatologista ainda indica o uso de cremes com ureia, óleo de uva ou ceramidas em sua composição, para hidratar as unhas e cutículas todos os dias.