Suor excessivo e mau cheiro nas axilas são incômodos que podem ser evitados

O dermatologista Luiz Guilherme Castro tirou as dúvidas de nossos leitores sobre o tema

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 20/09/2016

É só o verão chegar que um dos maiores incômodos da estação surge: o suor excessivo. Em geral isso é comum principalmente nas axilas. O problema é que muitas vezes o suor vem acompanhado de mau cheiro, o que causa diversos tipos de constrangimentos no dia a dia.

PUBLICIDADE

Para ensinar a remediar esse problema, o dermatologista Luiz Guilherme Castro, membro fundador do Núcleo de Oncologia Cutânea do Hospital Albert Einstein (CRM 57252 / RQE 37053) conversou com nossos leitores e tirou suas principais dúvidas sobre suor excessivo e mal cheiro. Se você não conseguiu acompanhar o chat, confira os melhores momentos:

Katlen: É normal ter suor excessivo até no inverno?

Homem transpirando muito - Foto: Getty Images
O suor não pode ser prevenido, mas desodorantes antitranspirantes diminuem problema

Dr. Luiz Guilherme: O suor é um processo natural do corpo humano necessário para a manutenção da temperatura do corpo. No entanto, algumas pessoas suam além do necessário. Essa condição recebe o nome de hiperidrose e quando passa a causar desconforto para a pessoa, é considerada uma doença e deve ser tratada.

Maria Luciana: Gostaria de saber se tem tratamento pra acabar com o suor?

Dr. Luiz Guilherme: Os dermatologistas costumam começar com tratamentos mais simples, como o uso de desodorantes antitranspirantes, e de acordo com a resposta do paciente podem lançar mão de outros recursos, como aplicação de toxina botulínica, uso de medicação via oral e, em casos extremos, que não respondem a esses tratamentos, indicar uma cirurgia (simpatectomia) para inativar os nervos que estimulam a produção de suor.

Elaine: O suor excessivo pode ser consequência de ansiedade?

Dr. Luiz Guilherme: Sim, além do estímulo térmico, os suor pode ser causado por estímulos emocionais, e a ansiedade pode fazer com que a quantidade de suor aumenta, principalmente em regiões em que já sua mais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Fernanda: Mesmo não estando tão calor eu fico com muito odor o que posso fazer quanto a isso?

Dr. Luiz Guilherme: O ideal é o uso de antitranspirantes antibacterianos, reaplicando várias vezes ao longo do dia. Usar roupas de tecidos naturais, como o algodão, também ajuda.

Luiza: O que causa o mau odor nas axilas?

Dr. Luiz Guilherme: Existem dois tipos de glândulas que produzem o suor, as écrinas e apócrinas. As écrinas produzem um suor mais líquido enquanto as apócrinas produzem uma secreção que contém várias substâncias químicas. As bactérias presentes na pele da axila metabolizam algumas dessas substâncias químicas produzidas pelas glândulas apócrinas, e estas substâncias tem odor característico.

Simone: O mau cheiro das axilas está relacionado à alimentação?

Alho - Foto: Getty Images
Alho em grandes quantidades podem causar mudança no odor do corpo, mas o cheiro não será apenas em uma região

Dr. Luiz Guilherme: O mau cheiro derivado da alimentação, por exemplo comer muito alho e outros temperos fortes, não se restringe às axilas, ele é eliminado por praticamente todos os poros do corpo. É um tipo do mau cheiro diferente do odor axilar.

Rodrigo: É possível "pegar" mau cheiro nas axilas?

Dr. Luiz Guilherme: O odor não é transmissível de uma pessoa para outra.

Vinícius: Qual o tipo de depilação mais indicado para homens? A pouca quantidade de pelos embaixo do braço ajuda a evitar o mau cheiro?

Dr. Luiz Guilherme: Depilação costuma levar aparecimento de pelo encravados, às vezes, além de não ter ação sobre o suor e mau cheiro, pode causar manchas na axila e encravar os pelos, especialmente a cera.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Mariana: O sabonete interfere no cheiro das axilas?

Dr. Luiz Guilherme: Os sabonetes com ação antibacteriana podem contribuir para melhorar o cheiro.

Naira: Esfregar a bucha nas axilas ajuda ou prejudica no mau cheiro?

Dr. Luiz Guilherme: Não vai ter muita ação no caso do mau cheiro. Mas o uso excessivo de bucha pode causar irritações na pele.

Maria: Qual diferença entre um antitranspirante de um desodorante?

Mulher passando desodorante - Foto: Getty Images
Desodorantes antitranspirantes são feitos para reduzir o volume do suor, e com isso atuam também no mau cheiro

Dr. Luiz Guilherme: Os antitranspirantes contêm substâncias químicas que diminuem a produção do suor e, indiretamente, evitam o mau odor. Enquanto os desodorantes são produtos perfumados que amenizam o mau cheiro. Existem muitos produtos no mercado que associam as duas funções.

Maria: Por que mesmo depois de usar desodorante com ação 24 horas se eu transpirar muito fico com odor?

Dr. Luiz Guilherme: Os desodorantes antitranspirantes diminuem o suor, mas não interferem com a flora bacteriana que existe nas axilas. Tente utilizar desodorantes com agentes antibacterianos na fórmula, além do antitranspirante, pode ser que você note melhora.

Elaine: Como tirar as manchas escuras das axilas?

Dr. Luiz Guilherme: Existem pessoas com tendência a ter manchas na pele, as áreas de dobras são mais propensas a manchas (virilhas, axilas, nuca, parte de trás do joelho). Essas manchas podem ser causadas por pequenas irritações repetidas vezes, como por exemplo, depilar com cera. Seria bom evitar essas agressões às áreas manchadas para que não piorem. E existem no mercado produtos para despigmentação das axilas, procure seu dermatologista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)