Rinoplastia estruturada: entenda o diferencial desse tipo de cirurgia

Essa plástica no nariz é mais indicada para correção de problemas em uma cirurgia anterior

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 24/11/2015

Dr. Alan Landecker
Cirurgia Plástica - CRM 87043/SP
especialista minha vida

Quando falamos sobre cirurgia de nariz, há duas filosofias cirúrgicas que podem ser utilizadas: a redutora e a estruturada. Ambas podem ser realizadas no caso de uma primeira rinoplastia, porém no caso de uma rinoplastia secundária, ou seja, uma cirurgia que visa corrigir insatisfações de uma cirurgia de nariz anterior, a técnica estruturada é a mais indicada.

PUBLICIDADE

A diferença entre ambas filosofias é simples, na rinoplastia redutora, que é a técnica mais comum, os ligamentos entre as cartilagens são interrompidos e o esqueleto do nariz é diminuído e remodelado, por meio da retirada de cartilagem e de parte do osso.

Já na rinoplastia estruturada, técnica desenvolvida nos EUA nos anos 90, após esse procedimento já descrito, também são colocados pontos de fixação e enxertos de cartilagem, retirados do próprio paciente (do septo, costela ou orelha), de forma a fortalecer o esqueleto remanescente do nariz. Além disso, as funções respiratórias são otimizadas através da correção de desvios de septo ou hipertrofia de cornetos (carne esponjosa).

Quais as vantagens de uma rinoplastia estruturada?

É importante entender que o nariz sofre com o efeito de várias forças após a cirurgia, como o tecido de cicatrização que irá se formar ao redor das cartilagens e poderá distorcer ou mudar a posição dessas cartilagens.

A pressão negativa que se forma nas vias aéreas toda vez que respiramos e que pode também alterar as cartilagens e o envelhecimento, que pode diminuir a força intrínseca das cartilagens, de maneira a piorar a capacidade de sustentação da pele. Além dos traumas que podem ocorrer.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Por isso, quando analisamos esses fatores, a filosofia cirúrgica redutora pode enfraquecer o esqueleto do nariz, fazendo com que as cartilagens fiquem mais vulneráveis a essas forças. O que pode afetar o resultado e trazer deformações estéticas com o passar dos anos.

A rinoplastia estruturada foi desenvolvida pensando exatamente nisso, em fortalecer e esculpir a estrutura do nariz, de maneira que os resultados tenham chances muito menores de serem distorcidos. Assim, os resultados obtidos a partir da rinoplastia estruturada são mais consistentes e duradouros, por esse motivo essa é considerada a melhor técnica para execução de uma cirurgia plástica de nariz.