Botox é opção de tratamento para sorriso gengival

A toxina botulínica tem sido usada para diversos tratamentos odontológicos

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 30/06/2016

Dra. Camila Bernardeli Lanfredi
Odontologia - CRO 95178/SP
especialista minha vida

O uso da toxina botulínica (botox) pelos dentistas tem se tornado crescente nos consultórios odontológicos. Sua utilização é bastante variada, sendo possível seu uso em problemas faciais e problemas relacionado à saúde bucal. A toxina é produzida pela bactéria Clostridium botulinum, sendo que a neurotoxina botulínica tipo A atua inibindo a liberação de acetilcolina na junção neuromuscular, que é uma substância responsável por promover a contração muscular.

PUBLICIDADE

Não havendo contração muscular, ocorre o relaxamento e alívio das dores musculares, sendo assim, a toxina botulínica tem uma importante indicação terapêutica no tratamento de doenças ocasionadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios como o apertamento dental (algo comum no bruxismo), assimetrias faciais, hipertrofia do músculo masseter e disfunção das articulações temporomandibulares (disfunções da ATM).

A toxina botulínica também pode ser utilizada na odontologia para correção do sorriso gengival, que se caracteriza pela elevação acentuada do lábio superior ao sorrir, mostrando exageradamente a gengiva e desfavorecendo a estética e harmonia do sorriso. A toxina é injetada dentro dos músculos responsáveis pela elevação do sorriso através de agulhas finas, causando uma fraqueza muscular localizada, controlada e reversível, aliviando a expressão e consequentemente a assimetria.

Os efeitos iniciam em aproximadamente 48 horas após a aplicação e somente após aproximadamente 15 dias é que o tratamento terá efeito completo. Em média os resultados da aplicação duram de 4 a 6 meses, quando uma nova aplicação é necessária.

O tratamento através do uso da toxina botulínica é uma excelente opção para paciente em que não está indicada a cirurgia de correção gengival e ou para aqueles que não estão dispostos a passar por um procedimento cirúrgico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Para o sucesso do tratamento é necessário um diagnóstico preciso e correto como também um plano de tratamento detalhado e que vá de acordo com as expectativas do paciente, que devem estar muito bem esclarecidas.