Facetas de porcelana: o que são, como é o passo a passo para colocá-las e quanto tempo duram

Quem tem dentes manchados, com formato inadequado, cor indesejada pode se beneficiar com essas peças

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 15/02/2018

Dr. Milton Sabino
Odontologia - CRO 33031/SP
especialista minha vida

O que são facetas de porcelana?

Facetas de porcelana são trabalhos odontológicos e estéticos feitos de porcelana e indicados para reparar danos em pacientes que têm dentes manchados, com formato inadequado, cor indesejada, tamanho. A técnica também é utilizada, muitas vezes, para corrigir a posição dos dentes. Ou seja, as facetas são indicadas para quase todas necessidades de alteração da estética dos dentes,

PUBLICIDADE

As facetas de porcelana são colocadas apenas nos dentes da frente. Mas em algumas situações, os pré-molares podem contrastar com as facetas colocadas. Nesses casos, estendemos até os pré-molares.

O mesmo deve ser observado com os dentes inferiores. Se os de cima vão ficar claro e os inferiores são escuros, seria ideal que se realizasse o procedimento também nos dentes da região inferior, para que quando os superiores estiverem perto dos inferiores, não se perceba diferença de cor.

Material utilizado para aplicação das facetas de porcelana

O material utilizado atualmente é o dissilicato de lítio.Ele é mais resistente que as porcelanas tradicionais e, por ser mais resistente, pode ser feito em várias espessuras, inclusive as extremamente finas, recebendo o nome de de lentes de contato.

Um dos grandes avanços que ocorreu nas facetas, além do material em si, foram os produtos para colagem das peças. Os agentes de união entre dente e o dissilicato de lítio são extremamente eficientes, o que dá muita segurança aos profissionais e pacientes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Como é feita a preparação do dente para a colocação da

De modo geral, o paciente vai ao consultório para a primeira consulta, onde é feita uma avaliação geral da boca. Em seguida é feita uma moldagem, que pode ser através scanner bucal ou pelo método tradicional. As alterações necessárias nos dentes são feitas por meio de um programa de computador ou pelo protético, que faz os dentes em cera.

Se o molde for feito pelo protético, copiamos os dentes em cera e os reproduzimos em resina bisacrílica na boca. Ou, se for realizado por meio de scanner bucal, fazemos as alterações dentárias no computador.

Em seguida, o profissional conversa com o paciente sobre cor, formato, tamanho e posição dos dentes. Tudo concluído, enviamos o modelo para o protético e o mesmo é manualmente reproduzido ou enviamos a montagem realizada pelo scanner bucal para uma fresadora e esta faz nos mínimos detalhes o que foi planejado.

Aplicação das facetas de porcelana

Após as facetas prontas, vem a fase de colocação. Uma boa recomendação é que o dentista faça uma prova junto com o paciente para ver se as facetas de porcelana estão boas.

No momento de colocar as facetas de porcelana, é necessário que seja feito um desgaste de leve a moderado na região vestibular do dente (na frente) Se o desgaste do dente for muito leve, ou seja, se não chegar na dentina, é possível fazer a colagem das lentes sem anestesiar o paciente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Se o caso necessitou de preparos mais profundos, que chegaram em dentina, o ideal é que se anestesie para evitar qualquer tipo de desconforto. Isso porque um dos produtos utilizados para preparar o dente para receber a resina que vai unir a porcelana é o dissilicato de lítio, que por ser ácido, pode causar um desconforto em dentes mais sensíveis. Desta forma, o dentista consegue trabalhar de maneira mais confortável, sem o paciente ficar se mexendo ou aguentando uma dorzinha.

De forma geral, geralmente o processo de colocação das facetas de porcelana é feito em etapas. Em resumo, é necessária uma sessão para fazer os dentes em resina bisacrílica e ver se o paciente gosta. Em seguida, uma nova consulta para preparar e moldar os dentes, independente de qual o método utilizado. E uma consulta para provar os dentes de dissilicato de lítio.

Sempre digo aos meus pacientes que um trabalho desse porte, com esse custo, merece que façamos uma consulta de prova, pois quando se trabalha com estética, ela tem que ficar perfeita e do jeito que dentistas e pacientes planejaram.

Tudo resolvido, o protético faz as alterações necessárias e na próxima consulta as facetas são colocadas, com a certeza de que é exatamente o que queríamos desde o início.

Como cuidar das facetas de porcelana

Assim como qualquer tratamento odontológico, é necessária a realização de manutenção. A maneira mais econômica de manter seus trabalhos em ótimo estado de saúde e visitando de tempos em tempos o profissional que realizou o trabalho.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Duração das facetas de porcelana

As facetas duram muitos anos, pois elas são tão intimamente grudadas aos dentes. Costumo dizer que é mais fraturar o dente do que remover a faceta.

No entanto, pode acontecer de a gengiva subir com os anos e precisar mudar o trabalho para manter a estética do dente. Além disso, pode ocorrer alguma falha na cimentação, adaptação, ou alguns locais começarem a manchar. No entanto, esses são problemas com pouca incidência em dentistas cuidadosos,

Facetas de porcelana x lentes de contato dental

Antigamente as facetas de porcelana eram feitas com um tipo de porcelana que não tinha muita resistência e corriam o risco de fraturar. Por isso não era possível fazer dentes finos com esse material, pois a faceta tinha que ter espessura suficiente para evitar fratura.

As facetas da atualidade são feitas com dissilicato de lítio, que tem as mesmas características das cerâmicas, mas são extremamente resistentes à fratura. E com os novos materiais para união da faceta com o dente, ela nunca mais solta, exceto por falha na cimentação.Como ela é muito resistente, você consegue fazer facetas extremamente finas, as chamadas lentes de contato.