Cabelos coloridos: 6 erros que danificam os fios

Não utilizar produtos corretos para cabelos tingidos é um deles

POR INFORME PUBLICITÁRIO - PUBLICADO EM 22/05/2019

Atire a primeira pedra quem nunca sentiu vontade de mudar radicalmente de visual e recorreu à tintura no cabelo como alternativa. Hoje em dia, as possibilidades são muitas: você pode ter fios platinados, ruivos, castanhos, com ombré, luzes ou cores fantasia, como rosa e azul. Mas qual é o melhor jeito de cuidar do cabelo após a mudança?

PUBLICIDADE

Manter os cabelos coloridos e sem os devidos cuidados pode danificar os fios, uma vez que processos químicos, como descoloração e alisamento, por exemplo, tendem a quebrar a fibra capilar, deixando-a vulnerável e sem vitaminas, aminoácidos e proteínas essenciais. O resultado é um fio com aspecto quebradiço, frágil e sem vida.

Mas calma, você não precisa desistir dos cabelos coloridos. Com alguns cuidados simples, dá para manter os fios brilhosos, saudáveis e vibrantes por mais tempo. Se você está pensando em mudar o visual ou retocar a tintura, veja abaixo 5 erros que danificam os cabelos e saiba como evitá-los.

1. Não usar produtos específicos para cabelos coloridos

Produtos comuns e de limpeza profunda podem acelerar o processo de desbotamento do cabelo ou até mesmo ressecar os fios que, no momento da tintura, precisam de máxima hidratação. Portanto, é fundamental optar por itens específicos para fios tingidos, como a nova linha Match Liga dos Coloridos, de O Boticário.

Ao todo, a Liga dos Coloridos conta com seis produtos: shampoo, condicionador, sérum protetor, máscara capilar, gloss revitalizante e o exclusivo Matchplex. Todos desenvolvidos para prolongar a cor dos cabelos por até 30 dias e restaurar a fibra capilar, que perde alguns nutrientes durante o processo de coloração.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O Matchplex é ainda melhor para os cuidados dos cabelos, já que começa a proteger os fios durante a química, deixando-os mais fortes e resistentes. Para utilizar a ampola, basta adicioná-la à mistura da coloração antes de tingir e lembrar que, a cada 30 ml de química, deve-se incluir uma tampinha (5ml) de Matchplex.

2. Tingir com muita frequência

Respeitar o tempo entre uma coloração e outra é fundamental para a saúde do cabelo. A descoloração, devido à ação da água oxigenada, e outros processos químicos fazem com que a fibra fique enfraquecida e perca enxofre, o que deixa os fios opacos, rígidos e sem vida. Mas como escapar dos retoques?

Para quem tem os cabelos ruivos e castanhos, um jeito de adiar a coloração permanente é apostar no Match Gloss, produto que ajuda a revitalizar a cor graças à combinação da proteína de arroz e extrato de girassol. O produto pode ser aplicado uma vez por semana e garante um brilho especial já na primeira aplicação.

3. Descuidar dos fios loiros

Para as loiras e platinadas, vale a pena investir em shampoos e condicionadores matizadores. Esse cuidado é importante porque fios descoloridos e tingidos podem ganhar um aspecto amarelado ao entrar em contato com cloro, sal e até a água do chuveiro, devido à perda de aminoácidos.

Para evitar esse problema, a dica é experimentar os produtos matizadores Match Liga dos Coloridos. A linha conta com shampoo, condicionador e máscara capilar formulados com 18 aminoácidos e filtro UV, que deixam os fios loiros matizados, brilhosos e macios, com uma cor mais duradoura.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

4. Esquecer a proteção solar e térmica

O sol é um dos grandes vilões dos cabelos coloridos, uma vez que os raios UV podem queimar os fios, deixando-os desbotados e até mesmo com manchas. Para reverter os danos, a recomendação é utilizar produtos que contam com ação antioxidante, proteção térmica e filtro UV.

Na linha Match Liga dos Coloridos, você encontra uma proteção completa para os fios com o Fluído Protetor CC Cream Liga dos Coloridos, que diminui os danos dos raios UV e garante um cabelo sem frizz e pontas duplas. O fluido ainda protege contra os danos do secador e da chapinha, por até 230°.

5. Cuidado com a água

A temperatura da água é importante tanto para cabelos naturais, quanto para cabelos coloridos. O segundo grupo, porém, deve tomar um pouco mais de cuidado, já que água quente e lavagens em excesso aceleram o desbotamento da cor. A água fria, por sua vez, agride menos e conserva o brilho natural dos fios.

Cloro e água do mar também merecem atenção, pois podem ressecar e alterar a cor dos fios. Antes de viajar para a praia ou entrar na piscina, vale investir em bastante hidratação para que os cabelos continuem saudáveis e com uma cor vibrante.

6. Cuidar somente após a tintura

Um erro muito comum é tratar os cabelos somente após de coloridos. Antes de receber a química, porém, os fios devem receber um tratamento cuidadoso, para evitar alguns danos. Por isso, assim que considerar a tintura, comece a investir em hidratações semanais; desse modo, a fibra capilar estará mais forte quando receber a coloração, deixando os cabelos com um aspecto saudável.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Além disso, também é importante contar com a ajuda de um profissional para realizar o teste de mecha. O processo é rápido e consiste em separar uma parte do cabelo, preferencialmente mais escondida, e aplicar a tinta. Com isso, é possível saber se o produto escolhido provocará queda de cabelo, alergia ou outra reação.