Esfoliação labial: aprenda a evitar lábios ressecados com receitas caseiras

Veja como incluir a esfoliação labial na sua rotina de cuidados para evitar ressecamento e descamação

POR RAISA CAVALCANTE - PUBLICADO EM 25/09/2019

Muitos fatores podem contribuir para que nossos lábios fiquem ressecados como, por exemplo, a mudança na temperatura. Ver a boca descamando nos faz ter vontade até de arrancar as "pelinhas", mas saiba que isso pode piorar a saúde labial e levar a uma infecção. Se você quer deixar seus seus lábios mais macios e prontos para receber qualquer batom sem craquelar, a esfoliação é ideal e indispensável. Aprenda como fazer abaixo.

PUBLICIDADE

O que é esfoliação labial?

A esfoliação labial consiste na aplicação de uma mistura de substâncias granulares com outra hidratante nos lábios, que é feita em movimentos suaves. Esse leve atrito tem o objetivo de limpar, renovar e hidratar a pele.

Para que serve

A esfoliação serve para remover células mortas para deixá-los mais macios e melhorar a absorção dos hidratantes labiais. "Ela melhora e uniformiza a tonalidade dos lábios, estimulando a circulação sanguínea, devolvendo aos lábios um aspecto saudável" afirma a dermatologista da Cia. da Consulta, Aline Tiemi Asahi Baptista.

A recomendação é esfoliar os lábios no máximo uma vez por semana, porque uma frequência maior pode machucar ou irritar a região.

Lábios ressecados e descamando: como evitar

De acordo com a dermatologista Aline Tiemi, os lábios ressecados e descamados ficam assim por diversos motivos, sendo os principais atribuídos ao clima como: o inverno, o calor extremo e a baixa umidade do ar (épocas de pouca chuva ou ambientes fechados com ar condicionado).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Além disso, alguns medicamentos como isotretinoína (princípio ativo do Roacutan) - indicada para o tratamento de formas graves de acne -, também pode levar ao ressecamento.

Para que isso seja evitado, tenha sempre com você um hidratante labial e use-o durante o dia quantas vezes achar necessário. Além de hidratar os lábios, hidratar o corpo também é essencial.

Dessa forma, lembre-se de ingerir bastante água ao longo do dia. Outra dica importante é não tirar as "pelinhas" da boca ou passar a língua nos lábios para deixá-los molhados. Isso só piora o quadro de ressecamento e ainda deixa você suscetível a infecções e irritações pelo pH da saliva.

Receitas caseiras para esfoliação labial

A esfoliação labial pode ser feita com ingredientes que você tem em casa. Confira abaixo duas receitinhas que a dermatologista indicou:

Açúcar e mel: Em um recipiente, basta colocar uma colher de sobremesa de açúcar e outra de mel. Misture bem e com os dedos limpos massageie de leve os lábios para não machucar. Quando terminar, é só lavar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Esfoliante de coco: Em um recipiente, coloque uma colher de sobremesa de óleo de coco, açúcar de coco e mel. Misture bem e aplique nos lábios exatamente como na receita acima.

"O mais importante é prestar atenção na intensidade dos movimentos, para não arranhar ou machucar a região", alerta a especialista. Hoje, podemos encontrar diversas opções de hidratantes labiais como os que têm na composição fator de proteção solar, os com cores e até em consistência de pomada. Portanto, não há desculpa para deixar de hidratar os lábios, pelo menos ao acordar e antes de dormir.