Ciclo da acne: o que é e como acabar com cravos e espinhas

Higienização adequada e tratamento tópico são formas de combater e prevenir o quadro

POR INFORME PUBLICITÁRIO - ATUALIZADO EM 11/11/2019

Quando, de súbito, uma espinha indesejada resolve aparecer no rosto, tudo o que conseguimos ver é aquele ponto inflamado e dolorido, sem pensar no que existe por trás do problema. Cravos e espinhas, no entanto, são resultado de algumas transformações na pele, podendo ter como causa alterações hormonais, excesso de maquiagem, alimentação e até uso de produtos inadequados para a higiene facial.

PUBLICIDADE

Para saber como tudo isso começa, é fundamental entender o que caracteriza o quadro de acne e o que são cravos e espinhas, em primeiro lugar. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilosebáceos.

A acne é mais frequente na adolescência, em decorrência das alterações hormonais naturais da fase, mas também pode atingir mulheres adultas. Tudo tem início com a formação do cravo, que é quando os poros da pele ficam cheios de sebo, material produzido pelas glândulas sebáceas na base dos pelos. Quando eles se rompem e liberam o sebo de seu interior, surgem as espinhas.

Os cravos podem ser divididos de duas formas:

  • Cravos brancos: são glândulas sebáceas obstruídas, com seu orifício fechado
  • Cravos pretos: são glândulas cujo orifício está aberto - o óleo, ou sebo, torna-se escuro quando exposto ao ar.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Já as espinhas, ou pústulas, são glândulas sebáceas vermelhas, inflamadas e infectadas, algumas cheias de pus. Alguns fatores podem piorar muito o quadro, como: situações de estresse ou período menstrual; alguns medicamentos, como corticoides; exposição exagerada ao sol; contato com óleo, graxa ou produtos gordurosos; e principalmente o hábito de mexer nas lesões, como espremer cravos e espinhas, que podem não só piorar a acne como também deixar cicatrizes.

Quebrando o ciclo da acne

Apesar do surgimento de uma única espinha ser capaz de abalar muito a autoestima, vale lembrar que o tratamento deve começar muito antes, tratando profundamente os poros. Dessa forma, é possível equilibrar a produção de sebo das glândulas e evitar a obstrução dos poros. O resultado é uma pele com menos cravos e, consequentemente, menos espinhas, também.

E lembra quando comentamos que uma possível causa para o agravamento da acne é o uso de produtos inadequados para a higienização da pele? Pois é. Na hora lavar o rosto, é fundamental contar com produtos específicos para este fim, para evitar o ressecamento da pele e o temido efeito rebote - que surge quando a pele responde ao ressecamento produzindo ainda mais óleo.

A linha Dermotivin, de Galderma, conta com soluções específicas para peles acneicas e com tendência à acne. São 4 opções de linhas diferentes: Dermotivin Original, Dermotivin Control, Dermotivin Salix e Dermotivin Soft.

As fórmulas dos higienizadores - que podem ser encontrados em versão líquida, espuma ou sólida - ajudam a regular a produção excessiva de sebo, remover impurezas e deixam a pele com uma sensação de limpeza e frescor por mais tempo, sem ressecamento e respeitando o pH natural da superfície da derme.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Em paralelo, vale a pena também manter uma rotina de esfoliação. Esse cuidado é importante porque ajuda na remoção de impurezas e também de células mortas, que em excesso obstruem os poros e facilitam o surgimento de cravos e espinhas. Nessas horas, você pode contar com Dermotivin Scrub, um sabonete cremoso esfoliante que limpa profundamente e mantém a pele hidratada na medida certa.

Limpeza: ela é suficiente?

Até aqui, falamos da importância da limpeza e esfoliação da pele oleosa. Tais cuidados, combinados, ajudam a controlar a oleosidade da pele e a manter os poros desobstruídos, prevenindo cravos e espinhas. É também o jeito certo de higienizar a pele oleosa sem ressecá-la, afastando o risco do efeito rebote.

Mas será que só uma boa rotina de limpeza é suficiente para quebrar o ciclo da acne? Na verdade, não é só isso. Como falamos, higienizadores e esfoliante atuam mais como uma forma de prevenção do excesso de oleosidade. Quando a acne já está se manifestando, porém, é fundamental buscar um tratamento diferenciado, de preferência com a orientação do seu dermatologista.

Uma opção que você pode considerar é o Dermotivin Benzac* (peróxido de benzoíla 50mg/g), um gel de tratamento da acne 3 em 1, que conta com 3 ações muito importantes para o controle do problema:

Ação Antibacteriana: elimina rapidamente3 o P. Acnes (bactéria que contribui para o aparecimento da acne), graças à sua potente atividade oxidativa1;Anti-inflamatória: reduz a inflamação*, diminuindo as espinhas4;Ação Comedolítica: desobstrui os poros, reduzindo o número de cravos4.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Este medicamento possui uma formulação única, que combina copolímeros de acrilato (substância que absorve a oleosidade excessiva da pele) com glicerina, ingrediente com reconhecida atividade hidratante. Dessa forma, Dermotivin Benzac combate a acne sem deixar a pele ressecada.

Por fim, vale a pena investir em hábitos saudáveis que contribuem para a saúde da pele e do organismo de forma geral. Beba bastante água, reduza o consumo de açúcar refinado e tente praticar atividades físicas regularmente para controlar o estresse e garantir mais bem-estar. E lembre-se: sempre converse com um dermatologista para encontrar o melhor tratamento para o seu tipo de pele.

Referências:

1. Sagransky et al. Benzoyl peroxide A review of its current use in the treatment of acne vulgaris. Exp Opin Pharm. 2009.

2. Gollnick H et al. Management of Acne. A report from a Global Alliance to improve outcomes in acne. JAAD. 2003.

3. Kim MR, Kerrouche NJ .Combination of benzoyl peroxide 5% gel with liquid cleanser and moisturizer SPF 30 in acne treatment results in high levels of subject satisfaction, good adherence and favorable tolerability. Dermatol Treat 2017.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

4. Korkut C, Piskin S. Benzoyl peroxide, adapalene and their combination in the treatment of acne vulgaris. J Dermatol 2005.

*estudo in vitro com ação indireta sobre as células inflamatórias do tipo polimorfonuleares.

DERMOTIVIN BENZAC 5% (peróxido de benzoíla) é indicado para o tratamento tópico da acne.


SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. DERMOTIVIN® 5% É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.