Babosa no rosto: benefícios e como usar

Aprenda a fazer uma máscara facial com babosa para acne, dermatite e manchas de pele

POR RAISA CAVALCANTE - PUBLICADO EM 29/01/2020

Muito se fala sobre os benefícios da babosa, também conhecida como aloe vera. Mas você sabe mesmo para que ela serve? Antigamente, ela era muito usada de forma medicinal. Já nos tempos atuais é considerada uma opção natural e acessível, podendo servir como uma máscara facial para acalmar e hidratar a pele. Aprenda como usá-la logo abaixo!

PUBLICIDADE

Como usar a babosa no rosto

Corte a babosa ao meio e com uma colher retire o gel transparente. Aplique o gel no rosto em movimento suaves e circulares, sem esticar a pele. Evite o contato da aloe vera com a região dos olhos e da boca - isso porque a substância pode causar irritação nos olhos e tem o gosto amargo.

Use a babosa na pele por, no máximo, 15 minutos. O procedimento pode ser feito uma vez por semana. "Na hora de retirar, não esfregue a pele. Embora seja uma substância natural, esse atrito pode causar alguma irritação e até alergia", indica a esteticista e cosmetóloga, Roseli Siqueira, que há mais de 40 anos trabalha com produtos e tratamentos naturais.

Para que serve a babosa no rosto?

A babosa ou aloe vera tem efeito clareador, calmante, cicatrizante, hidratante e anti-inflamatório. Isso porque ela é rica em em sais minerais e tem vitaminas, como cálcio, zinco, magnésio, selênio e as vitaminas A, do complexo B, vitamina C. Sendo assim é indicada para:

  • Secar espinhas
  • Melhorar o aspecto da dermatite
  • Acalmar acne inflamatória
  • Cicatrização de queimaduras leves e solares
  • Clarear manchas.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Colocar a babosa na geladeira antes de usar?

Muitas pessoas têm dúvida se conservar a babosa na geladeira antes de passar na pele perde o efeito ou potencializa. De acordo com a dermatologista Luciana Garbelini, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a folha da babosa pode ser mantida na geladeira por algumas semanas ou em local escuro e seco.

Quando a planta é extraída e mantida em temperatura ambiente estraga mais rápido. Já o gel da babosa - que é retirado de dentro da folha -, precisa ser usado logo em seguida. "Caso não vá utilizar tudo, pode colocar na geladeira por uns 7 dias", recomenda a dermatologista.

Além disso, a aloe vera gelada no rosto pode causar uma sensação de refrescância. Basta seguir as orientações de conservação corretamente.

Contraindicações

A babosa no rosto é contraindicada em caso de:

  • Alergia
  • Queimadura grave
  • Pele ferida ou infeccionada
  • Pele muito seca.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Neste último caso, segundo a esteticista e cosmetóloga, apesar da aloe vera ser hidratante, quando é aplicada diretamente na pele ressecada, pode haver irritação e coceira. "O ideal é fazer uma mistura com outros ingredientes, como o óleo de gergelim ou óleo de baobá e mel", recomenda Roseli.

Se o uso da babosa no rosto causar erupção cutânea ou urticária, indica sensibilidade ao gel e, por isso, deve-se suspender o uso imediatamente.

Pode usar babosa no rosto antes de dormir?

Não é aconselhável dormir com a babosa no rosto. Porém, você pode fazer a máscara facial antes de dormir, deixar agir por 15 minutos, lavar o rosto normalmente com água fria e aplicar seus produtos noturnos.

Receita de máscara facial com babosa

  • Uma colher de sopa de babosa com duas gotas de óleo de gergelim ou baobá (que equilibra o pH e os lipídios da pele)
  • Uma colher de sobremesa de mel (hidratante)
  • Uma colher de sopa de água morna.

Misture tudo e aplique no rosto massageando. Após agir por 15 minutos, lave, seque e em seguida, use um hidratante recomendado pelo dermatologista. Esta receita ajuda a reter água na pele por mais tempo. Além disso, o mel e os óleos são nutritivos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
máscara facial com aloe vera e mel / Foto: frank60 - Shutterstock
máscara facial com aloe vera e mel

Cuidados com o rosto

Dermatologistas revelam seus truques para cuidar da pele no verão

Adie a limpeza de pele com esses cuidados diários

6 cuidados que a sua pele gostaria que você tivesse todos os dias

Mais sobre