Babosa no cabelo: benefícios, como usar nos fios e receitas

Aprenda receitas para potencializar a hidratação dos cabelos com aloe vera

POR RAISA CAVALCANTE - PUBLICADO EM 30/01/2020

A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma potente substância hidratante, principalmente quando o assunto é a saúde do cabelo. Você pode usá-la isolada ou acrescentar outro ingrediente para potencializar seus efeitos, deixando o cabelo mais macio e com vitalidade. Afinal, ninguém merece cabelos ressecados e sem brilho, não é mesmo? Aprenda como usar receitas com babosa logo abaixo.

PUBLICIDADE

Como usar babosa no cabelo

Corte a folha da babosa ao meio e remova o gel da planta com uma colher. Aplique-o no comprimento dos fios (da orelha para baixo), quando ele ainda estiver seco, ou seja, antes da lavagem.

Se preferir fazer a máscara capilar depois de lavar o cabelo com xampu, também é uma ótima opção. A dermatologista Andrea Frange, da Clínica Luciana Garbelini, explica que basta misturar um pouco do gel de aloe vera junto ao condicionador ou máscara de uso habitual, na proporção de meio a meio, e aplicar nos fios úmidos e limpos.

Deixe a máscara capilar agir nos fios de 15 a 30 minutos. "Você pode ainda enrolar uma toalha quente para potencializar os resultados", indica a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira. Em seguida, é só enxaguar com água corrente.

Benefícios

O gel da babosa contém componentes, como cálcio, zinco, magnésio, selênio e as vitaminas A, complexo B, vitamina C. Por conta dessas propriedades, consegue trazer brilho e hidratação para os cabelos. Segundo a dermatologista Andrea Frange, a babosa é capaz de nutrir a fibra capilar, assim como o azeite de oliva, óleo de coco e ovo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

"Se o fio está danificado, acaba quebrando e tem uma vida útil menor. Quando você aplica a babosa, vai prolongar a vida útil do fio, além de dar brilho e maciez", recomenda Roseli.

Para que serve a babosa no cabelo

A aloe vera também age contra:

Vale lembrar que a babosa deve ser usada como complemento no tratamento das doenças citadas acima. Por isso, sempre busque um dermatologista ou tricologista para fazer um tratamento inicial.

Receitas

Amido de milho + óleo de girassol ou gergelim + babosa: Em um recipiente coloque duas colheres de sopa de óleo de girassol ou gergelim. De acordo com a cosmetóloga Roseli, os óleos devem ser comprados a frio, pois ajudam na hidratação e recuperação dos fios.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Acrescente uma colher de sopa de amido de milho. Misture tudo e só então coloque uma colher de sopa do gel da babosa. Aplique em toda a extensão. Enrole com uma toalha quente e deixe por 15 minutos.

Em seguida lave com água corrente e, se quiser, aplique condicionador nas pontas. "Ajuda a recuperar e hidratar os fios, deixando-os brilhantes. Também minimiza a aparência das pontas duplas, pois fecha as cutículas", revela.

Babosa + ovo: Em um recipiente coloque uma clara de ovo, assim a mistura ficará mais fina e a aplicação será mais uniforme. Acrescente uma colher de sopa do gel da babosa e misture tudo. Essa mistura é rica em vitaminas e o ovo potencializa a hidratação dos fios.

Aplique em toda a extensão do cabelo e enrole com uma toalha quente. Deixe agir por 15 minutos e lave com água corrente.

Periodicidade da hidratação

A periodicidade com que você vai fazer essa hidratação com babosa no cabelo depende do dano inicial dos fios. Se o seu cabelo estiver muito danificado, você pode intercalar as receitas acima durante a semana, nos dias em que for lavar o cabelo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Quando notar que os fios estão ficando mais saudáveis e hidratados, faça a máscara de hidratação capilar apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Contraindicações

As especialistas não recomendam usar a babosa quando tiver alergia, feridas no couro cabeludo e fototoxicidade (reação causada pela exposição solar).

Nesses casos, procure ajuda de uma dermatologista ou tricologista antes de usar a babosa no cabelo como tratamento natural.

Cuidados com o cabelo

Hidratar o cabelo com abacate: dermatologista indica receita

Tipos de cabelo: descubra qual é o seu

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Sete cuidados com o couro cabeludo garantem cabelos mais bonitos e saudáveis

Mais sobre