Tônico facial: para que serve e como usar

O produto é um aliado na rotina de skincare das peles mistas e oleosas

POR RAISA CAVALCANTE - PUBLICADO EM 22/04/2020

O tônico facial é um produto indispensável para quem mantém uma rotina de skincare regrada. Ele tem como função higienizar e equilibrar o pH da pele para protegê-la de agressões externas, além de compensar a barreira hidrolipídica com sua ação cicatrizante, antisséptica e calmante.

PUBLICIDADE

Todos os tipos de pele podem usar tônico facial?

De acordo com a dermatologista Simone Neri, todos os tipos de pele podem usar tônico facial, pois os componentes do produto podem variar de acordo com as necessidades de cada pele, variando as concentrações.

Normalmente, tônico facial para peles oleosas contém maior concentração de álcool, enquanto os para pele seca contém mais substâncias umectantes. "No entanto, as peles que mais se beneficiam são as mistas e oleosas", ressalta.

Diferença de água micelar e tônico facial

A água micelar e o tônico facial não têm a mesma função na rotina de skincare. "A água micelar deve ser reservada para remoção de maquiagem e poluição, já o tônico vai atingir uma ação mais profunda atuando na barreira hidrolipídica", explica a dermatologista Simone Neri.

Quando usar tônico facial

O tônico facial pode ser usado todos os dias desde que a pele seja mista a oleosa. Já no caso de peles secas, a dermatologista não recomenda o uso diário, respeitando a frequência de 2 a 3 vezes na semana.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Durante a rotina de limpeza facial, o tônico deve ser usado após a higienização do rosto com sabonete e antes do hidratante. Basta colocar um pouco do produto em um algodão e passar na pele de dentro para fora sem esfregar.

"Peles muito sensibilizadas por dermatites alérgicas ou por rosácea podem sofrer exacerbação do quadro", alerta a especialista.

Mais sobre

  • tônico facial