Ressalte seu rosto com os óculos certos

Para ficar bem num modelo grande, atente para os traços da armação

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 20/03/2009

O exagero está ali, bem à mostra no seu rosto. A moda dos óculos grandes, que tomam praticamente metade das bochechas e da testa, chegou para ficar. Em vários formatos, com armações tradicionais ou coloridas, bastante ousadas, os acessórios tornaram-se peça fundamental em qualquer look, dos mais despojados ao mais clássico e formal.

Para experimentar um modelo oversize, no entanto, todo critério é pouco. O esteta óptico e designer da ótica Ventura, Francisco Ventura, lembra que a novidade não pode dispensar um requisito: conforto. "Se você não se sente à vontade, o modelo acaba com o visual, por mais sofisticado que ele seja".

Metade da sobrancelha de fora é o pecado mais comum e, geralmente, reflete que você ainda não tem segurança para experimentar um oversize. "O ideal é que elas fiquem totalmente cobertas pela armação", diz Francisco. Quanto às maçãs do rosto, elas devem ficar com mais da metade cobertas (nada de tampar somente a região das olheiras, por exemplo). Também repare no apoio nasal: ele precisa ficar justinho, e não na ponta do nariz.

O primeiro passo para acertar é pensar no formato do seu rosto . "Os óculos podem suavizar ou realçar determinadas linhas do rosto, dependendo da maneira como as linhas se apresentam", diz o especialista.

Rosto quadrado
A melhor opção está nas armações com cantos mais retangulares e que apresentam detalhes de fio de náilon. Esses modelos conseguem suavizar as linhas do rosto, proporcionando um visual mais delicado e feminino.

Rosto redondo
Modelos com linhas retas dão uma afinada no seu rosto. Prefira armações quadradas ou retangulares, que garantem esse efeito de maneira bem sutil.

Rosto Oval:
O formato oval do rosto é o mais flexível de todos. As linhas curvas e o comprimento longilíneo permitem que quase todos os modelos sejam usados de maneira bastante harmoniosa e com muito charme.

Rosto Triangular
A aparência de testa larga e queixo fino pede armações redondas, estreitas e ovais para suavizar essas linhas.

Ambientes fechados
Você já deve ter deparado com pessoas que não largam os óculos nem em ambientes fechados. Será que isso não deixa visual pesado? O especialista afirma que, com bom senso, o acessório até dá um charme a mais para sua produção. "Numa festa black-tie ou num casamento, noturnos, vai parecer que você está escondendo uma cicatriz. Os óculos criam uma barreira entre você e os outros convidados. No mais, vale testar , diz Francisco. "O importante é não exagerar na dose, e lembrar que uma conversa é sempre mais gostosa quando olhamos nos olhos".

PUBLICIDADE