Espante a cara de sono

Água gelada e gema de ovo ajudam a disfarçar o cansaço

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 27/03/2009

O rosto inchado entrega: seu único desejo é voltar para a cama. A maquiagem não consegue nem suavizar a cara de sono e você já está conformado em aparecer no escritório ou naquela reunião importante de olhos pesados e aparência cansada.

A aparência de noite mal dormida pode acabar prejudicando o seu desempenho profissional e, para evitar que isso aconteça, a esteticista Blanch Marie ensina diversas técnicas que prometem deixar seu visual em harmonia a partir do momento que você levanta da cama.

Drenagem Linfática facial

Para quem deseja eliminar o inchaço do rosto pela manhã, uma dica é a drenagem linfática facial manual. Ela colabora com a circulação do líquido no organismo e ainda previne marcas de expressão. "Quando acordamos o rosto parece uma lua cheia e a drenagem linfática facial diminui os hematomas e edemas, agindo também na prevenção das marcas de expressão", explica a esteticista. "Faça movimentos no rosto de baixo para cima e de dentro para fora. Circule a região envolta dos olhos começando do canto externo do olho passando pela parte de baixo chegando até o outro extremo, suba até a pálpebra e continue o movimento. Puxe a papada para baixo em direção ao pescoço e do pescoço até os ombros. Não é difícil de fazer e ajuda muito".

Receita caseira
Outra dica para acabar com a cara de sono é apelar para uma receita caseira, bem simples. Basta uma mistura de três colheres (sopa) de mel, duas colheres (sopa) de farelo de aveia e uma clara de ovo. "Deixe essa máscara por 20 minutos no rosto, retirando com água fria ou gelada. A clara é rica em proteínas e devolve o brilho, o mel acalma e tonifica a pele, diminuindo as chances de inchaço. Mas, faça somente uma vez por semana", explica Blanch Marie.

Antes de dormir
Para diminuir os efeitos do sono no rosto, é preciso preparar a pele antes de ir para cama. São pequenas regras que ajudam a minimizar esses efeitos. "Antes de se deitar é essencial fazer a higienização da pele com um gel de limpeza para retirar as impurezas e o excesso de oleosidade. Concluir com uma loção tônica ou adstringente também reduz a secreção sebácea e equilibra o pH da pele, deixando-a mais saudável. São pequenas atitudes que proporcionam uma pele mais bonita quando acordamos. Consequentemente, isso diminui as marcas do sono", diz a especialista.

Água gelada
A água gelada ajuda a relaxar os músculos do rosto, suavizando as marcas do sono. "Ela acaba com a contração dos músculos e oferece uma aparência mais natural, acabando com os sinais do sono", fala a esteticista.

Maquiagem
Nos casos de desespero, a maquiagem pode colaborar, minimizando a cara de sono. Mas, é importante lembrar que precisamos cuidar da pele, caso contrário, não há maquiador que resolva o problema. "A maquiagem pode ajudar em momentos urgentes. A dica é não abusar de traços marcados, mas sim, apostar em tons leves. Nos olhos, uma boa opção é apostar no rímel, que ajuda a abrir os olhos", explica a maquiadora, Cida Hermes do Studio Renova.

Aposte
- Faça uma limpeza de pele uma vez por mês
- Use um esfoliante no rosto a cada quinze dias
- Use protetor solar todos os dias
- Faça os cuidados diários
- Beba bastante água
- No inverno aproveite para fazer peeling
- Faça exercícios físicos 3 vezes por semana

Evite
- Poucas horas de sono
- Dormir sem retirar a maquiagem
- Álcool e cigarro
- Stress
- Expor-se ao sol das 10 ás 16hs
- Comidas pesadas de noite (frituras e carne vermelha)

PUBLICIDADE