Equilíbrio é o segredo de Juliana Silveira

Saúde, lazer e trabalho convivem em harmonia na rotina da jovem atriz

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 05/03/2007

Prestes a completar 27 anos, a atriz Juliana Silveira não abre mão do estilo de vida saudável. É adepta da fórmula infalível que combina alimentação balanceada e malhação para manter o físico esculpido em 1,65m de altura e 52 quilos. Dispensa as dietas rigorosas e segue a lei da compensação: exagero hoje, garfada magra amanhã.Mas Juliana confessa que nem sempre foi assim. Os cuidados com o cardápio só vieram depois de a atriz penar e ter a saúde debilitada depois de cair no conto das dietas radicais (receba o cardápio ideal para seu objetivo). As atividades físicas também fazem parte da sua rotina. Não que ela seja uma grande fã, mas sabe que ganha mais pique e energia, além do corpo enxuto. "Costumo brincar que depois dos 25 anos, malhar não é mais uma opção, é uma obrigação", diz ela.

É assim, cheia de vitalidade, que Juliana Silveira, depois de encantar como a protagonista Maria Flor de Floribella, entra na pele da cantora Nina em Luz do Sol, da Rede Record. No bate-papo com o Minha Vida, entre outros assuntos, a atriz conta quais são seus segredos para cuidar do corpo, da pele, dos cabelos na nova versão curta (dicas e cuidados para seu tipo de pele e cabelo) e como ela manteve equilíbrio para superar a separação de um casamento que durou quase seis anos.

Minha Vida: Como é sua personagem em Luz do Sol? Ela exigiu alguma preparação especial?
Juliana Silveira: Fareiarei a Nina, uma jovem de 19 anos, filha de Belquiss e Marcelo. Entrarei no meio da trama e serei uma cantora.

A Ana Maria Moretzsohn, autora da trama, que decidirá quando, exatamente, entrarei na novela. Como ainda não tenho nenhum texto da Nina, não tenho muitos detalhes da personagem, por isso estou deixando rolar, sem me preocupar muito com alguma preparação especial para compor o papel. O diretor também é fundamental para mim na hora de construir um personagem. Por isso, estou no aguardo dessas etapas.

Minha Vida: Você consegue dosar o trabalho e o lazer?
Juliana Silveira: Não sei se esta novela terá uma carga de trabalho pesada, como Floribella. Mas, mesmo quando estou trabalhando muito, sempre arranjo um tempo para me divertir.

Acho isso fundamental, até para que a qualidade do trabalho não saia prejudicada. Todo mundo precisa de uma "válvula de escape" e de momentos para relaxar. Ler um livro, correr na praia, ir ao cinema, sair para jantar, ir a shows, colocar o sono em dia, brincar com o meu cachorro, visitar a família, namorar, estar com amigos. Sempre tem um espaço na agenda para essas coisas! (relaxe durante o banho)

Minha Vida: Você faz dieta para emagrecer? Já fez algum regime para valer? Juliana Silveira: Atualmente, não estou fazendo nenhuma dieta específica. Primo pelo bom senso e faço aquela compensação: se comi demais num dia, no seguinte eu como menos ou corro para a esteira, para queimar as calorias extras. Quando era mais nova, era mais neurótica em relação ao peso e vivia fazendo dietas mirabolantes: a da sopa, do shake, da proteína (clique aqui e encontre uma dieta para perder peso, e não a saúde), ficava bem magrinha e pagava um preço alto por isso. Volta e meia, ficava com anemia, me sentia fraca, ficava mais suscetível a gripes e infecções, tinha crises alérgicas devido a baixa imunidade. Não faço mais isso. Priorizo minha saúde e o resultado estético vem como conseqüência desses cuidados: alimentação balanceada e exercícios físicos (dietas radicais, mais malefícios do que você imagina).

Minha Vida: Quais alimentos não ficam de fora da sua alimentação? O que você evita comer a todo custo?
Juliana Silveira: Não ficam de fora da minha geladeira iogurtes e sucos. Adoro fruta com granola, peixes, em especial atum e salmão, carne, frango, arroz sete cereais, purê de batata baroa e saladas. Coca-cola light também não pode faltar. Uma comida que não entra de jeito nenhum lá em casa é fritura. Não que eu não goste de uma boa batata frita, mas foi a forma que encontrei para priorizar assados, grelhados e cozidos no meu dia-a-dia. Deixo a fritura e os doces para momentos de "farra", apenas na rua.

Minha Vida: E qual o segredo para manter o corpo sarado?
Juliana Silveira: Acabo fazendo exercícios com um personal três 3 vezes por semana, alternando musculação e corrida na esteira ou na praia. Tenho que confessar que não sou muito fã de malhar, faço por necessidade, para ter mais pique, para ficar mais saudável e claro, para manter o corpo em dia. Não pratico nenhum esporte. Estou ensaiando uma volta ao tênis há meses, mas ainda não consegui concretizá-la! Costumo brincar que depois dos 25 anos, malhar não é mais uma opção, é uma obrigação (risos).

Minha Vida: Você já fez ou faria alguma cirurgia plástica? Tem vontade de colocar silicone?
Juliana Silveira: Nunca fiz nenhuma cirurgia plástica. Não sou contra, mas nunca senti necessidade de me arriscar num procedimento cirúrgico por conta de alguma insatisfação estética. Lido com as minhas imperfeições de uma maneira saudável. Na verdade, elas não me incomodam tanto assim, senão já teria tomado providências (risos). Estou feliz com o tamanho dos meus seios. Estou "reservando" o silicone para depois da gravidez, se houver a necessidade e eu tiver coragem (saiba tudo sobre silicone).

Minha Vida: O que você procura fazer para manter a pele lisinha e saudável? Juliana Silveira: Meus cuidados com a pele são os básicos (encontre aqui os cuidados ideais para o seu tipo de pele). Tiro maquiagem sempre antes de deitar, passo filtro solar fator 30 todos os dias, sem exceções, da Dermage (oil free). Quando nasce alguma espinha, uso os "plásticos" milagrosos da Dra. Karla Assed, que possuem substâncias que secam a espinha e abaixam os volume para poder usar maquiagem em cima e gravar as cenas em paz. Para hidratar o rosto, uso o Hidrafresh, da Lóreal (máscaras para deixar a pele linda).

Minha Vida: Por que decidiu cortar os cabelos mais curtos? É mais fácil de cuidar agora?
Juliana Silveira: Cortei os cabelos, porque na hora de tirar o megahair os fios estavam muito maltratados e também porque estava a fim de mudar um pouco, depois de dois anos seguidos com o mesmo visual de Floribella. Os cuidados no dia-a-dia são mais simples. O corte curto é realmente mais prático.

Minha Vida: Quais os tratamentos para hidratar e deixar o cabelo mais bonito?
Juliana Silveira: Mantenho o corte com o Celso Kamura e faço reflexos com a Luciana do Cristal Hair, aqui no Rio. As hidratações ficam por conta da Mônica Santos do Club Capelli do Rio Design. A cada semana fazemos um tipo de hidratação diferente, de acordo com o tempo disponível e com a necessidade (dicas de beleza para seu tipo de cabelo).

Minha Vida: Você já enfrentou uma separação conjugal, após um casamento de quase seis anos com o publicitário Rodolfo Medina, o que foi importante para segurar a barra nesse momento e manter o equilíbrio?
Juliana Silveira: O mais importante na época da minha separação, além de alguns poucos e bons amigos e da família, foi o meu trabalho. Estava trabalhando muito, todos os dias da semana, o que me obrigou a enfrentar a tristeza e a frustração de frente e resolvê-las. Não tinha tempo para ficar jogada na cama, chorando o dia inteiro (como superar o final do relacionamento).

Minha Vida: Você já namora há mais de um ano o ator Roger Gobeth. Você pensa em dividir a mesma casa com ele e até mesmo casar novamente? Juliana Silveira: Claro que sim. Acredito no amor, na família e o meu maior sonho é construir a minha! Eu e o Roger estamos namorando, estamos felizes e concordamos que não precisamos queimar etapas. Quando a data do casamento for marcada, com certeza vamos dividir com vocês.


Na hora de cuidar da beleza, você recorre a algum truque semelhante aos da Juliana? Conte para a gente!

Links relacionados
- Tudo o que você precisa saber para ter pele e cabelos impecáveis
- Sem dietas radicais: montamos o cardápio ideal para o seu dia-a-dia
- Dicas para você ter os cabelos que sempre sonhou



PUBLICIDADE