10 dicas para clarear manchas de acne em pele escura

A mudança de alguns hábitos pode fazer toda a diferença

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 03/09/2019

Os tratamentos para pele podem variar de acordo com fatores como oleosidade, pele seca e genética. Porém, pessoas com a pele morena ou negra produzem uma quantidade maior de melanina, o que pede um tratamento diferente para cuidar de manchas quando comparamos com a pele clara.

PUBLICIDADE

A Academia Americana de Dermatologia listou dez dicas para clarear manchas em pele escura.

1- Tratar a acne

Muitas pessoas que sofrem com manchas deixadas pela acne tendem a focar em métodos para se livrar dessa pigmentação, esquecendo de tratar o que está causando o problema: a acne. É importante identificar a origem das espinhas e buscar o tratamento correto para isso.

2- Prevenir a aparição de acnes

Além de focar no tratamento das acnes, a prevenção é a melhor escolha. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, pessoas com pele escura podem desenvolver problemas como manchas de acne e queloide com mais facilidade. Portanto, a prevenção é o fator que mais garante a saúde da pele.

3- Use produtos específicos para peles escuras

Nem todo produto é recomendado para pele morena e negra. O teor de melanina pode influenciar na hora do clareamento das manchas. Os dermatologistas recomendam o uso de produtos que contenham as seguintes propriedades:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Ácido retinóico: O ácido retinóico normaliza a queratinização dentro dos poros e impede o entupimento, evitando o aparecimento de novas lesões de acne. Melhora a textura da pele, o que ajuda também no tratamento das cicatrizes de acne.

Ácido salicílico: O ácido salicílico é muito utilizado pela sua ação queratolítica, ou seja, ele é capaz de romper ligações queratínicas da pele, levando a seu afinamento e aliviando cicatrizes e rugosidades. Por seu efeito esfoliante, ele também é coadjuvante no tratamento da acne.

Vitamina A: A vitamina A é necessária para manter a integridade e função das células da pele e das mucosas. Além disso, o nutriente age na reparação do epitélio da pele.

4- Se a acne só aparece na testa, faça mudanças

Se as acnes aparecem apenas nessa área, é possível que seu cabelo seja o responsável por isso. Os fios oleosos podem causar acnes e espinhas, por isso é importante observar dois pontos:

  • Mudar os produtos de cabelo, usando apenas aqueles que possuem água ou glicerina na sua composição ao invés de óleo
  • Aplicar óleo apenas nos meios e pontas do cabelo
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

5- Usar produtos de pele que não fechem os poros

Assim como o óleo capilar, os produtos para pele também podem causar espinhas. O famoso óleo de coco e manteiga de cacau, presentes em muitos cremes hidratantes, podem entupir os poros e criar acnes. Procure comprar produtos chamados de "não comedogênicos", com componentes que não fecham os poros.

6- Não use maquiagens pesadas para cobrir as manchas

Apesar de ajudar no disfarce da pele, o uso de maquiagem pesada e oleosa pode piorar a situação, causando novas manchas. Se você gosta de se maquiar, opte por produtos não comedogênicos e maquiagens minerais, que nutrem a pele sem entupir os poros.

7- Seja gentil com a sua pele

Esfoliações constantes e sabonetes pesados podem acabar piorando a situação da pele. O tratamento leve e gentil é a melhor forma de cuidar de manchas e acnes, assim como interromper o hábito de estourar espinhas. Aplique o sabonete facial com as pontas dos dedos, secando gentilmente com uma toalha, sem esfregar a pele.

8- Lave seus chapéus com frequência

Usar chapéus e bonés muitas vezes sem higienizá-los pode criar um alto acúmulo de suor e sujeira, provocando oleosidade. O ideal é lavar as peças com frequência.

9- Consulte um dermatologista antes de iniciar um tratamento

Tratamentos químicos, microdermoabrasão e terapias a laser para tratar a acne só devem ser executados por um profissional. A pele escura, por ser mais pigmentada, pode facilmente criar manchas permanentes se não cuidada da maneira correta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

10- Busque ajuda de um dermatologista

Com a ajuda de um médico, a maioria dos casos de manchas na pele podem ser tratados facilmente. Através de medicações prescritas ou a combinação de diferentes tratamentos, o dermatologista irá avaliar a melhor forma para tratar a sua pele.

Saiba mais

Aprenda o que é melasma

Conheça tratamentos para acne

Veja tratamentos especiais para pele escura