silvana e mais 1 pessoa perguntaram:

Como curar a dermatite seborreica?

  • Respondido em 11/12/2014
    Dra. Natalia Cymrot Dermatologia - CRM 84332/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    R: A dermatite seborreica é uma doença de pele crônica, não contagiosa, muito comum, que afeta pessoas em qualquer idade, mais frequente em bebês e após a puberdade, porque a maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos da puberdade e nos recém nascidos, devido ao androgênio materno ainda presente.
    A forma mais comum de dermatite seborreica é a caspa do couro cabeludo. Os outros locais onde pode aparecer são: dentro e atrás das orelhas, face (testa, sobrancelhas, laterais do nariz, bochechas), peito, costas, axilas e virilha.
    As lesões são avermelhadas e descamativas, com ou sem coceira.
    A pessoa que tem dermatite seborreica terá sempre esta propensão, geneticamente determinada, mas há fatores de piora como: stress, temperaturas frias, banho com água muito quente, queda de resistência (gripes, cansaço…).
    Independente do tratamento utilizado, a cura definitiva é improvável. Os tratamentos podem controlar a doença, mas não evitar que apareça novamente. Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas e o banho muito quente. É importante ter as medicações, orientadas pelo dermatologista, em casa e reaplicá-las sempre que houver a manifestação clínica da dermatite seborreica.
     

    PUBLICIDADE