Você está pronta para colocar silicone nos seios?

Descubra se você sabe tudo sobre a prótese e a cirurgia

POR LETÍCIA GONÇALVES - PUBLICADO EM 25/11/2011

A Anvisa divulgou nesta quarta-feria (21) que as importações de próteses mamárias de silicone no Brasil estão suspensas até que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publique uma resolução que trate da certificação desses produtos. O órgão decidiu que as próteses de silicone importadas terão de receber aprovação do Inmetro para serem vendidas no mercado brasileiro.

As novas regras foram aprovadas depois do escândalo internacional envolvendo as marcas francesa Poly Implant Prothese (PIP) e holandesa Rofil, acusadas de usar silicone inapropriado, aumentando o risco de o implante romper ou vazar e provocar problemas de saúde. Calcula-se que 20 mil brasileiras tenham implantes das marcas estrangeiras.

A partir de agora, as próteses terão de passar por testes de laboratórios brasileiros para checar a resistência e composição do silicone usado e exames biológicos. Além disso, os fabricantes serão inspecionados. Até então, a empresa precisava apresentar apenas um certificado do país de origem para conseguir autorização de venda da prótese mamária no Brasil, sendo que os lotes não precisavam ser testados.

Engana-se quem pensa que o implante de silicone nas mamas é uma cirurgia mais simples que as outras. "Como toda cirurgia, essa técnica apresenta riscos e precisa de cuidados antes e após a operação", explica o cirurgião plástico Rodrigo Mangaravite, do Rio de Janerio, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Quem deseja exibir um decote mais bonito também precisa entender que nem sempre o tamanho exagerado é o mais adequado ao seu tipo físico. Responda as perguntas abaixo para saber mais sobre a escolha da prótese, a cirurgia e o pós-operatório, e veja o que cirurgiões plásticos qualificados aconselham.

1/12

Essa cirurgia apresenta complicações e riscos à saúde?

2/12

A prótese precisa ser trocada com o passar do tempo?

3/12

Como saber se a prótese passou da validade?

4/12

Há riscos de o silicone vazar?

5/12

Há risco de rejeição?

6/12

Quanto tempo é preciso ficar internada após a cirurgia?

7/12

Como é feita a escolha do tamanho da prótese?

8/12

A mulher pode amamentar depois do implante?

9/12

Pode haver a perda de sensibilidade dos seios após o implante?

10/12

Como é a cicatriz da cirurgia?

11/12

Há prós e contras entre as técnicas de aplicação submuscular e subglandular?

12/12

A prótese atrapalha a detecção de câncer de mama?