Gomagem: tratamento estético funciona como um peeling na pele

Também chamado de gommage, o tratamento estimula a remoção das células mortas

O que é gomagem

A fim de estimular a renovação celular e refinar a pele, o gomagem, também chamado de gommage (geralmente feito em veículo com aspecto de goma ou gel), pode ser indicado a todos os tipos de pele, principalmente as sensíveis. Através da gommage estimula-se a remoção das células mortas e impurezas da camada superficial, trazendo melhor textura, brilho e permeação à pele. É importante considerar que após alguns minutos da aplicação do produto, a esfoliação da área tratada pode ser incentivada através de movimentos circulares ou deslizamentos com os dedos com pressão mediana. Os próprios movimentos formam caroços ou grânulos que retiram as células mortas e as impurezas da pele.

PUBLICIDADE

Outros nomes

Peeling vegetal, gommage

Indicações da gomagem

Além de ser um canal para a regeneração, nutrição e rejuvenescimento da pele, trazendo brilho, melhora de textura e maciez, ele pode ser indicado para as peles sensíveis, que possuem restrições para outros tipos de peelings, mais irritativos ou menos superficiais. É indicado ainda para melhorar a permeação da pele para trabalhar com outros ativos e que tenha como objetivo a luminosidade, a limpeza e a remoção de células mortas. Pode ser utilizado no rosto e no corpo.


Como é feita a gomagem

Após a higienização da pele por um sabonete, como é comum se realizar, aplica-se uma camada fina e uniforme da gommage na área a ser tratada. Após cerca de três minutos para a secagem do produto, inicia-se o movimento de esfoliação (circular e vigoroso com pressão mediana) para a retirada do produto. Qualquer resíduo pode ser retirado melhor com gaze umedecida em soro fisiológico. É possível finalizar com hidratante e filtro solar na área ou ainda continuar o procedimento com uma máscara ou outro método segundo a proposta do procedimento.

Sessões

A duração depende da proposta do tratamento. Se for isolado, dura cerca de 10 a 15 minutos, mas, caso seja combinado a outros, o que é ideal, pode variar para mais. Não há um valor exato de sessões a serem estipuladas ou o intervalo em que elas devem acontecer, já que sua abordagem é superficial. Portanto, isso varia caso a caso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Que profissionais está apto a fazer a gomagem?

Profissionais de estética, fisioterapeutas e médicos podem realizar o peeling vegetal, desde que estejam devidamente qualificados.

Cuidados antes da gomagem

É importante verificar se a área a ser trabalhada não apresenta lesão e se o paciente não apresenta alergia a algum componente da fórmula. Além disso, é importante que a pele esteja limpa e higienizada.

Cuidados após a gomagem

É importante o uso diário de filtro solar com fator de proteção solar superior a 30, para proteger a pele.

Contraindicações

Em geral, a pessoa que apresenta sensibilidade a algum componente da fórmula do produto não deve realizar o procedimento, assim como aqueles que apresentam alguma lesão na pele. É importante ressaltar que não é interessante a realização em pacientes em uso contínuo de ácidos (com pele extremamente sensibilizada por agente externo) ou imediatamente após algum procedimento a laser.

Grávida pode fazer?

Sim, a gravidez não é impedimento para o procedimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Possíveis complicações da gomagem

Os riscos e complicações são baixos, pois ele é bem natural e superficial, mas é importante observar sempre se o paciente apresenta ardência ou incômodo, pois não é uma reação normal ao procedimento. Ao finalizar o procedimento é possível, mas não obrigatório, observar leve vermelhidão sobre a área tratada.

Antes e depois da gomagem

Após a sessão, pode-se ver um clareamento imediato, devido à remoção de células mortas e carreamento de impurezas, suavização da pele, maciez e brilho.

Compare o peeling vegetal aos outros peelings

O peeling vegetal é um peeling físico que se assemelha a uma esfoliação e é superficial, ele funciona como um lixamento manual ou mecânico das células das camadas superficial e média da pele. Enquanto o peeling biológico ou enzimático é feito através de enzimas que incentivam o descolamento da camada mais superficial da pele.

Já o peeling químico é realizado através de substâncias químicas (ácidos na maioria) que atingem qualquer camada da pele, de acordo com qual substância foi usada, atuando de modo muito intenso. Tem como objetivo melhorar manchas, linhas e rugas finas, além de condicionar a melhora da pele num quadro global.

Portanto, cada um deles é usado com uma finalidade diferente. A gomagem é muito indicada para quem tem a pele mais sensível, e portanto talvez não reagisse bem aos outros tipos de peelings.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Fontes
Fisioterapeuta Taynara Lima, fisioterapeuta dermatofuncional da Slim Clinique no Rio de Janeiro