Cabelos cacheados: penteados, cortes e dicas

Aprenda como cuidar do cabelo cacheado e garantir a saúde dos fios

POR PAULA SANTOS

Cabelos cacheados são os mais comuns entre as brasileiras. Seus formatos variam, podendo possuir cachos mais abertos ou fechados. Na classificação popular dos tipos de cabelo, os cacheados são considerados o tipo 3.

PUBLICIDADE

Esse tipo de cabelo tem mais volume e fica bem com diversos tipos de penteados. Além disso, pessoas com esse tipo de fio dificilmente têm cabelos oleosos. Muito pelo contrário, eles costumam ser mais secos no comprimento, pedindo cuidados de hidratação.


Como cuidar do cabelo cacheado

Veja a seguir como executar cada etapa dos cuidados diários com esse tipo de cabelo:

1- Lavar

Ao lavar os cabelos cacheados, é importante priorizar a lavagem com shampoo no couro cabeludo, que pode acumular a oleosidade, já que ela não se espalha ao longo dos fios.



Uma boa dica é só deixar o shampoo entrar em contato com o comprimento dos fios quando estiver enxaguando os cabelos. Assim, ele agredirá menos as madeixas.


"O ideal é realizar uma avaliação com um médico tricologista para analisar os produtos apropriados e evitar aqueles que possuem agentes e componentes que comprometem a oleosidade e hidratação natural dos fios", explica a dermatologista e tricologista Joana D'arc.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

2- Desembaraçar

Pelo seu formato mais fechado, cabelos cacheados só devem ser penteados após a aplicação de creme e água. Caso você não opte por finalizadores, é possível desembaraçar os fios durante o banho, com a aplicação do condicionador.



O uso de um borrifador pode auxiliar bastante na hora de pentear os fios, além de ser uma ótima ferramenta para revitalizar os cachos no day after.

DESCUBRA A MELHOR forma de desembaraçar os cabelos cacheados, crespos e lisos

3- Secar

A secagem deve ser feita com cuidado. Toalhas felpudas podem causar atrito nos fios, causando risco de quebra. O ideal, ao sair do banho, é usar um pano de algodão para secar os fios, apenas apertando o cabelo e retirando o excesso de umidade, mas sem friccionar.



Se não for possível a secagem natural, é recomendado o uso de um difusor para secar os fios e ajudar na definição dos cachos. Ele é como uma peça que aumenta a saída do secador, permitindo que o ar quente se distribua mais uniformemente pelos fios.


O primeiro passo é passar um leave-in nos fios, o que potencializa os benefícios do difusor. Ligue o secador e deixe os cabelos apoiados no aparelho, tentando colocar o máximo possível de volume de uma vez. Não esqueça de mover o aparelho para cima e para baixo, amassando os fios.

Hidratação para cabelos cacheados

Por conter menos oleosidade na extensão e pontas, um dos cuidados mais importantes para cabelos cacheados é a umectação. A aplicação de óleos vegetais ajuda a nutrir o cabelo, evitando o frizz e ressecamento.



Algumas opções de óleos vegetais são:

  • óleo de coco
  • azeite de oliva
  • óleo de rícino
  • óleo de amêndoas
  • óleo de abacate
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O cronograma capilar também é uma ótima alternativa para tratar os fios. Ele consiste em uma rotina semanal adaptada para a necessidade do seu cabelo, envolvendo etapas de Nutrição, Hidratação e Restauração. Confira como fazer o cronograma capilar.

Cabelo cacheado com luzes

Uma das técnicas de pintura e descoloração mais realizadas por quem tem esse tipo de fio são as luzes no cabelo. Além de valorizarem o formato dos cachos, o contraste de cores no cabelo traz um charme para o visual.

Foto: shutterstock/patronestaff
Cabelo cacheado com luzes

De acordo com a tricologista Joana D'arc, é preciso, preferencialmente, usar uma coloração de qualidade e intensificar a hidratação para amenizar os efeitos da química nos fios e repor os nutrientes perdidos, como a queratina.



As máscaras capilares também surtem bons resultados, que restauram e revitalizam o brilho e a umidade deles.

Inverno: cuidados redobrados

Na estação do outono-inverno, quando as temperaturas são mais baixas e predomina o ar seco, os cabelos cacheados geralmente sofrem mais ainda com o ressecamento. Normalmente, por causa dos caracóis e cachos, a oleosidade do couro cabeludo não chega até as pontas.


Isso implica em uma raiz muitas vezes oleosa e com pontas secas e quebradiças. A proteção dos fios deve se iniciar na hora de lavá-los, evitando a água muito quente, que os resseca e remove a camada de proteção natural. A temperatura ideal da água para lavar os cabelos é de 22 graus.


Segundo a tricologista Joana D'arc, é essencial fazer o uso de filtro solar capilar para proteger os fios, isso porque eles protegem contra a ação dos raios ultravioletas, presentes também nesta época do ano, e que evitam o envelhecimento capilar. Além disso, procure não abusar de secadores, que aumentam o ressecamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Penteados para cabelos cacheados

Cabelos cacheados podem ser estilizados de diversas formas, aproveitando as molinhas naturais para fazer um efeito bonito. O afro puff é um dos mais populares, podendo ser feito em diferentes versões. Basta puxar todo o cabelo para cima, dando apenas uma volta com a xuxinha, deixando os cachos soltinhos.

Foto: shutterstock/Aaron Amat
Afro puff

Produtos para cabelos cacheados

Cabelos cacheados precisam de produtos pensados para suas características. Por exemplo, como tendem a ser mais secos nas pontas, esses fios acabam pedindo o uso de produtos hidratantes e óleos, com ativos como:

  • Silicone
  • Óleos vegetais
  • Manteiga de karité

Esses produtos aumentam a maciez do fio, além de trazem mais brilho e ajudar a abrir os cachos, tornando-os mais definidos e maiores.



Além disso, os leave-ins são os melhores amigos de quem tem esse tipo de cabelo: eles ajudam a tornar os fios mais maleáveis na hora de desembaraçar e também protegem os cabelos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Receitas caseiras para cabelo cacheado

Além dos cosméticos que você pode encontrar no mercado ou farmácias, é possível também fazer uma hidratação em casa. Veja a seguir quais ingredientes realmente funcionam e como eles agem:

Foto: shutterstock/Wassana Panapute
Cabelos cacheados: penteados, cortes e dicas

1. Babosa
De acordo com a dermatologista Valéria Campos, a babosa (cujo nome científico é Aloe vera) é uma excelente hidratante, o que pode beneficiar os cabelos. É interessante usá-la nos fios com outros ingredientes desta lista.

2. Óleo de coco

Quando pensamos em óleos para hidratar cabelos, o óleo de coco é o campeão da hidratação caseira. "Ele nutre profundamente os fios, mais do que muitos outros óleos) e apresenta gorduras, proteínas, vitaminas E e K, ferro e o aclamado ácido láurico", enumera o dermatologista Cristiano Kakihara.

3. Abacate

O abacate é um dos queridinhos das cacheadas que gostam de fazer hidratação caseira dos cabelos. "Por possuir gorduras, ele retém a umidade na superfície dos fios, o que reduz a perda de água para o ambiente", considera o dermatologista.

Para completar, as mesmas gorduras e as vitaminas do abacate fortalecem a fibra capilar, deixando o fio mais resistente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

4. Maionese

A maionese também é um ingrediente importante para máscaras de hidratação caseira dos cabelos.


"Ela contém gorduras benéficas para os cabelos, vitamina E e proteínas do ovo, proporcionando hidratação e maior resistência capilar contra traumas", conta Cristiano.


No entanto, prefira fazer esta hidratação antes do condicionador, já que a maionese pode deixar um odor forte nos fios.

5. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é comumente adicionado a produtos como condicionadores e máscaras capilares por potencializar a nutrição destes produtos. Por isso ele é um grande aliado da hidratação caseira dos cabelos.

"Ele contém substâncias excelentes, como pectina, aminoácidos, vitaminas, betacaroteno", considera o dermatologista Cristiano Kakihara.

Outra vantagem, de acordo com o especialista, é que o vinagre de maçã tem o pH mais ácido, o que é totalmente compatível com os cabelos e ainda ajuda a reduzir o frizz.



Mesmo sendo produtos naturais, ainda é preciso estar atenta aos possíveis riscos que as receitas caseiras podem trazer.


"Mesmo sendo frutas ou até mesmo óleos com propriedades sabidamente hidratantes, a grande maioria quando "in natura", pode provocar ressecamento e queimadura dos fios e no couro cabeludo, além de reações alérgicas ou dermatites de contato", revela a tricologista Joana D'arc.

Cortes para cabelos cacheados

Para ter cachos lindos e com o efeito que você gosta, o corte de cabelo é fundamental! Mas o tipo certo varia conforme o tipo de cabelo cacheado que você tem: a espessura dos cachos, a quantidade de volume... Confira algumas alternativas de cortes:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

1- Cabelo cacheado com franja

Foto: shutterstock/Djomas
Cabelo cacheado com franja

2- Cabelo cacheado curto

Foto: shutterstock/Rudo film
Cabelo cacheado curto

3- Cabelo cacheado em camadas

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Foto: shutterstock/Miramiska
Cabelo cacheado em camadas

Referências:

Joana D'arc, médica dermatologista e tricologista, CRM 52677868/RJ

Valéria Campos, médica dermatologista, CRM 73176/SP
Cristiano Kakihara, médico dermatologista, CRM 113216/SP