Cabelos crespos: cuidados, cortes e tratamentos

Cabelos do tipo 4 pedem por cuidados específicos; confira quais são eles

POR PAULA SANTOS

Os cabelos crespos são uns dos tipos mais comuns no Brasil, assim como os cabelos cacheados. Sua estrutura se difere dos outros tipos de fio por ser mais estreito, além de naturalmente mais volumosos.

PUBLICIDADE

Diferença entre cabelo crespo e cacheado

A melhor forma de identificar se seu cabelo é crespo ou cacheado é observando a estrutura do fio. Os cabelos crespos possuem uma curvatura mais fechada, formando caracóis mais justos do que o cabelo cacheado.

Na tabela de tipos de cabelo, o crespo é considerado o tipo 4, e varia nas subcategorias A, B e C.


Mulher olhando seus cabelos crespos - Foto: Getty Images
A estrutura que torna os fios crespos também os faz mais frágeis

Como cuidar do cabelo crespo

Como a estrutura dos fios é muito irregular, estreitos em alguns pontos e mais largos em outros, os cabelos crespos são mais frágeis. Eles também possuem menos camadas nas cutículas, o que os deixa porosos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

1- Lavar

"O cabelo crespo tende a acumular oleosidade na raiz e as pontas serem mais secas. Por isso não é bom ficar muito tempo sem lavar, para não acumular essa oleosidade", explica o tricologista e dermatologista Felipe Chediek.



Portanto, a melhor forma de se lavar esse tipo de fio é aplicando o shampoo apenas na raiz, deixando o produto se espalhar pelo comprimento do cabelo na hora do enxágue.

"O shampoo é o produto mais importante para estes tipos de cabelos, pois se ele não for suave e hidratante (sem sulfato e com matéria prima de qualidade) ele resseca muito o fio e retira qualquer tratamento", explica Soraia Ferretti, diretora do salão Lunablu.

2- Desembaraçar

Por conter um fio mais fino, é importante tomar cuidado na hora de desembaraçar o cabelo crespo, evitando a quebra. O ideal é que ele seja penteado apenas molhado, de preferência com o auxílio de um creme ou condicionador.



O uso de pentes largos ajuda na hora de desembaraçar sem agredir o cabelo. Pentes feitos de madeira também diminuem o frizz.

3- Finalizar

Para quem gosta de modelar e definir o cabelo, o uso de gelatinas e cremes é uma ótima opção. Há diversas opções de fitagem para quem gosta de volume ou definição.

FINALIZAÇÃO PRA CABELO CRESPO: MUITA DEFINIÇÃO, BRILHO, BALANÇO E VOLUME ✨

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O uso de pente garfo também auxilia na hora de gerar mais volume para os fios, para quem gosta de intensificar o black power. Basta introduzir o pente na raiz do cabelo, separando os fios do couro cabelo e deixando no formato de sua preferência.

4- Secar

Para evitar frizz e quebra dos fios, é recomendado o uso de toalhas de banho feitas de algodão para secar o cabelo. Caso você não tenha uma em casa, é possível usar camisetas de algodão. Aperte as mechas do cabelo, retirando o excesso de umidade, sem friccionar ou torcer.

Depois dessa etapa, muitos especialistas recomendam a secagem natural, usando um creme para modelagem de longa duração. Mas, se você tem pressa, pode usar um secador para ajudar, mas sempre com o difusor. Ele é como uma boca maior para o secador, que permite que o ar quente se distribua mais uniformemente pelos fios.

Hidratação para cabelo crespo

Como a oleosidade produzida naturalmente pelo cabelo fica contida apenas na raiz, o comprimento e as pontas do cabelo crespo tendem a ser mais secas, pedindo cuidados como a hidratação.



"Algumas opções são os óleos vegetais que, além de hidratarem, quando associados ao silicone, aumentam o brilho e a maciez", conta o tricologista Felipe Chediek.


Entre os óleos vegetais, os mais populares são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Os óleos podem ser aplicados no dia anterior a lavagem, agindo durante a noite na nutrição dos fios. Eles também podem ser misturados diretamente no creme de hidratação, potencializando o efeito hidratante do produto.

Estilos de cabelo crespo

Há diversas opções de cortes e penteados para cabelo crespo. Com luzes, tranças, coloridos, curtos ou volumosos, esse tipo de cabelo carrega muito estilo por si só.



Confira algumas inspirações de estilo:

1- Cabelo crespo curto

Foto: shutterstock/WAYHOME studio
Cabelos crespos: cuidados, cortes e tratamentos

2- Cabelo crespo com luzes

Foto: shutterstock/javi_indy
Cabelos crespos: cuidados, cortes e tratamentos

3- Black power

Foto: shutterstock/santypan
Cabelos crespos: cuidados, cortes e tratamentos

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Cabelo crespo masculino

Além da rotina de cuidados, o cabelo crespo masculino também pode usufruir de diversas opções de cortes e estilos. É possível inovar o black power com tranças nas laterais, que podem ser feitas em diferentes cores e espessuras.

As tranças nas laterais da cabeça podem variar de cor e quantidade
Cabelos crespos: cuidados, cortes e tratamentos

Fontes

Felipe Chediek, médico dermatologista e tricologista, CRM 26050/SC

Soraia Ferretti, diretora do salão Lunablu, especializado em cabelos crespos e cacheados