Rinomodelação modifica o nariz sem cirurgia? Entenda melhor

Procedimento altera alguns aspectos do nariz, mas não substitui rinoplastia em todos os casos e ainda traz riscos

ARTIGO DE ESPECIALISTA

Dr. Marcelo Wulkan
Cirurgia Plástica - CRM 108732/SP
especialista minha vida

O que é a rinomodelação?

Rinomodelação é uma abordagem não cirúrgica para modificar aspectos estéticos do nariz. Usualmente utiliza produtos de preenchimento que são injetados no nariz por meio de seringas com agulhas.

PUBLICIDADE

Enquanto a rinoplastia é o tratamento cirúrgico de todas as alterações estéticas do nariz, podendo ainda tratar aspectos respiratórios, a rinomodelação consegue basicamente aumentar e disfarçar alguns aspectos indesejados do nariz. Por exemplo, a rinomodelação não consegue diminuir um nariz grande e nem abaixar a ponta do nariz, pontos que a rinoplastia corrige.

Este procedimento tem sido feito nos últimos 2 anos. No entanto, isso não quer dizer que seja perfeitamente segura ou mesmo indicada para todos os casos.


Outros nomes: Bioplastia no nariz

Indicações da rinomodelação

Não existe consenso sobre a indicação da rinomodelação pois não existem estudos padronizados e com seguimento adequado para as técnicas atuais. Também ainda não temos consenso sobre qual o melhor material a ser injetado (usualmente é o ácido hialurônico, mas existem muitos subtipos desse material). O importante é ser avaliado por um profissional capacitado. Uma indicação possível é para pequenas alterações/defeitos ou pequenos retoques de uma rinoplastia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Pré-requisitos para fazer uma rinomodelação

Antes de fazer uma rinomodelação é importante ser avaliado por um profissional que seja autorizado a realizar esse procedimento e não ter alergia ou contraindicação a usar o produto a ser injetado.

É preciso ter expectativas realistas pois o resultado é limitado se comparado a uma rinoplastia que pode trazer muito mais refinamento e beleza proporcional na face do que apenas "injetar e aumentar" uma área específica do nariz.

Contraindicações

Pessoas com alergia ao produto ou impossibilidade de usar o produto a ser injetado não devem se submeter a uma rinomodelação. Gestantes também devem evitar o procedimento.

Como é feita a rinomodelação

O profissional da saúde habilitado vai avaliar a região que pode se beneficiar com um preenchimento e, após fazer a assepsia do local e aplicar anestesia tópica (em creme), cuidadosamente vai injetar pequena quantidade do material na região acometida. Por exemplo, pessoas com maçãs do rosto grandes podem disfarça isso aumentando a região do nariz que fica entre os olhos, dando a impressão de que o nariz na visão do perfil está um pouco mais reto. Importante lembrar que o ácido hialurônico é um produto não definitivo, pois é reabsorvido pelo corpo com o tempo.

Tempo médio de uma rinomodelação

O procedimento leva de 20 a 30 minutos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Cuidados antes da rinomodelação

Durante o pré-operatório, é importante que cuidados de assepsia na face e nariz, feito pelo profissional habilitado que vai realizar o procedimento.

Cuidados depois da rinomodelação

Por ser um procedimento simples, com apenas a injeção de preenchedores, usualmente a rinomodelação inclui poucas horas de inchaço e não costuma doer. Pode ocorrer hematoma no local.

De qualquer modo, é importante evitar trauma no local da injeção. Se tiver dor, dificuldade na visão ou palidez na pele, ligar imediatamente para o profissional que aplicou o produto, pois pode estar ocorrendo complicação grave.

Complicações e riscos

Embora extremamente raro, é possível ocorrer necrose, cegueira e ondulações na área aplicada. Por isso, é importante que o profissional escolhido seja habilitado e conheça profundamente a anatomia do nariz.

Antes e depois

Ao realizar uma rinomodelação, o resultado esperado é um nariz com menos imperfeições. Lembrando, claro, que a rinomodelação não consegue diminuir um nariz grande e nem abaixar a ponta do nariz, pontos que devem ser corrigidos em uma rinoplastia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Os resultados também têm um tempo de duração, entre 9 e 12 meses.

FONTE: Cirurgião Plástico Marcelo Wulkan (CRM: 108732/rqe 28948), doutorado pela USP, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, International Confederation for Plastic, Reconstructive and Reconstructive Surgery, International Society of Aesthetic Plastic Surgery e American Society of Plastic Surgeons