8 ideias para decorar a casa com flores e favorecer a tranquilidade

Disposição, perfume e as cores nos ambientes ajudam a relaxar

POR ANDRESSA BASILIO - PUBLICADO EM 24/03/2010

Coloridas, vistosas e perfumadas, as flores também influenciam o nosso bem-estar. Um estudo recente da Flowers and Plants Association sugere que, algumas flores, como rosas e lírios, ao liberarem as substâncias químicas responsáveis pelo aroma, estimulam a liberação de endorfinas - hormônios neurotransmissores ligados à sensação de prazer -, ajudando corpo e mente no processo de relaxar.

Além desta descoberta científica, decorar a casa com flores naturais ajuda a construir um ambiente mais harmônico, cheio de vida, alegria e tranquilidade. A seguir, você aprende com o designer floral Ralph Dekker a tirar o melhor proveito das flores de acordo com cada ambiente da casa.

Compre a flor certa

Quando for comprar flores, prefira as que ainda estão fechadas. Se só tiver flores abertas, escolha a de menor caule. Manchas em folhas ou pétalas é sinal de deterioração, por isso, evite. Seguindo essas orientações, você conseguirá adquirir flores frescas. Para quem mora em São Paulo, os dias certos para comprar flores frescas são quintas e sábados, pois as floriculturas são abastecidas após os leilões de flores das quartas e sextas.