Combata a insônia com 15 hábitos

Uma noite de sono tranquila pode depender de alimentos certos e horários regulares

POR FERNANDO MENEZES - ATUALIZADO EM 08/09/2016

Ter uma boa qualidade de sono, além revigorar as energias, é essencial para manter a saúde em dia. Por isso, quem sofre com insônia pode apresentar uma série de problemas, como depressão e ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 35 milhões de pessoas no Brasil têm o problema, a maioria delas do sexo feminino. "A insônia afeta mais as mulheres do que os homens. Provavelmente, isso ocorre porque elas apresentam uma maior prevalência de doenças que estão associadas à insônia, tais como a ansiedade, a depressão e a fibromialgia", explica o médico especializado em medicina do sono Daniel Inuoe, do Centro de Medicina do Sono do Hospital Santa Cruz.

Com algumas mudanças de hábito, entretanto, é possível diminuir os riscos de ter uma noite mal dormida. A seguir, veja 15 dicas para evitar esse problema e melhorar a qualidade do sono.

Tenha um horário regular para dormir

Dormir todos os dias na mesma hora faz o corpo se "programar" para descansar sempre no mesmo período do dia. "Definir um horário fixo tanto para dormir como para acordar diariamente faz com que o corpo gaste e recupere as energias de forma mais eficiente, o que diminui as chances de insônia", explica o médico especializado em medicina do sono Daniel Inuoe.