Sete massagens inusitadas para afastar o estresse

Movimentos havaianos, velas e até madeiras geram relaxamento de todo o corpo

POR LETÍCIA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 19/10/2016

Após um dia tumultuado de compromissos, uma massagem capaz de soltar aos poucos as costas, a nuca e cada ponto do corpo afetado pela tensão e o estresse dá novo ânimo. Essa forma de relaxamento é tão eficaz que diversos médicos indicam massagens como tratamento complementar. Com o corpo relaxado, a digestão funciona melhor e o raciocínio ganha clareza.

Até problemas graves de saúde apresentam algum sinal de melhora com a ajuda de uma boa massagem. Um estudo da organização norte-americana College Associates, por exemplo, aponta que uma sessão de 20 minutos já pode ser suficiente para reduzir pela metade a ansiedade e as dores em pacientes com câncer. Existem vários estilos técnicas diferentes de massagens disponíveis, veja algumas das mais inusitadas.

Massagem a quatro mãos

Massagem a quatro mãos
A massagem tailandesa tradicional já é famosa por promover um relaxamento profundo. A Massagem Thai a Quatro Mãos usa dessa técnica com um toque especial: dois profissionais ao mesmo fazendo movimentos combinados e ritmados com as mãos. "Os movimentos acontecem com tanta sintonia, que a sensação é de um só profissional trabalhando", afirma a esteticista Paula Vaz, do Spa Sorocaba.

Os profissionais fazem amassamentos e deslizamentos dos pés à cabeça, estimulando o fluxo sanguíneo. "É ideal para pessoas que passam muito tempo sentadas ou estão com alguma parte do corpo muito tensa por esforço físico ou má postura", afirma a esteticista Sueli Szterling, proprietária do Espaço Kurma, em São Paulo.