Nove estratégias para lidar melhor com o estresse

Elaborar um diário e corrigir pensamentos tóxicos reduz o mal-estar provocado por si mesmo

POR NATHALIE AYRES - ATUALIZADO EM 17/11/2016

O maior problema de uma pessoa não é o que acontece com ela, e sim como ela lida com esse acontecimento. Pois é, cada um é responsável por si mesmo e você pode ser seu pior inimigo quando o assunto é o estresse e outros problemas psicológicos! "As pessoas que tem tendência a 'catastrofizar', ou seja, ver as coisas de forma muito pior do que realmente são, sofrem mais com os eventos estressantes", comenta a psicóloga clínica Marisa de Abreu, de São Paulo. Portanto, para lidar melhor com o estresse e não agravá-lo, conversamos com os especialistas para reunir algumas dicas. Confira a seguir!

Saiba identificar as causas

A melhor forma de enfrentar um inimigo é conhecendo-o o máximo possível. O mesmo vale para o estresse ou, no caso, seus gatilhos no nosso dia a dia. "Ao perceber uma situação de estresse que está por vir podemos, quando possível, aprender a dizer 'não' a compromissos que só sobrecarregarão ou nos prepararmos para encarar esses eventos", comenta a psicóloga clínica Marisa de Abreu, de São Paulo.

Porém, nem sempre é simples reconhecer a causa do seu estresse. "As pessoas se acostumaram viver com estresse, faz parte da vida moderna, o que acarreta em um monte de doenças psicossomáticas", considera o psiquiatra Leonard Verea, especialista em Medicina do Trabalho, diretor do Instituto Verea.