8 coisas que você não deve dizer para alguém com ansiedade

Mesmo com as melhores intenções, algumas frases podem agravar o quadro da pessoa com transtorno de ansiedade

POR AMANDA CRUZ - PUBLICADO EM 27/10/2016

menina-ilustracao - Foto: Thinkstock
Veja o que você não deve dizer para alguém diagnosticado com ansiedade

Sofrer com o transtorno de ansiedade afeta todos os âmbitos da vida, inclusive a forma como você se relaciona com as outras pessoas. Por mais bem-intencionado que seja, um simples comentário de alguém que não conhece o distúrbio pode causar um efeito negativo em quem convive com o problema. Para evitar isso, ouvimos pessoas que sofrem com ansiedade que listaram as frases que você não deve dizer para alguém com o problema, pois só irá atrapalhar:

PUBLICIDADE

1. "Fique calmo"

Se alguém está passando por uma crise de ansiedade, não adianta muito ficar pedindo para que a pessoa se acalme, porque isso não é tão simples, principalmente com alguém pedindo repetidamente. Ela precisará de algum tempo.


O melhor a fazer é oferecer ajuda de forma prática, orientando a pessoa a meditar, a controlar a respiração e acompanhando-a para um lugar em que se sinta melhor.

2. "Eu também sou ansioso"

Existe uma diferença entre a ansiedade considerada comum, que grande parte da população tem, e o transtorno de ansiedade diagnosticado. Ao afirmar que sofre o mesmo que a outra pessoa sem saber exatamente o que ela passa, você pode estar banalizando o problema de alguém que convive com esse quadro.


3. "Isso é bobagem, vai passar"

Com esses comentários, você reduz o que a outra pessoa sente, sem nem ao menos saber pelo que ela está passando. O melhor é incentivar a pessoa, demonstrando que você sabe que o distúrbio é real, mas que pode ser vencido.

4. "Você consegue, enfrente esse medo"

menina-ilustracao - Foto: Thinkstock
O transtorno de ansiedade deve ser tratado com seriedade e com ajuda médica

Claro que incentivar é uma forma de ajudar, mas nem sempre uma colocação positiva pode ser bem-vinda. Quando, por exemplo, a pessoa com ansiedade não consegue realizar alguma tarefa, como entrar em um avião, de nada vai adiantar listar frases encorajadoras. Mostre compreensão e demonstre que você estará lá para quando ela estiver preparada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

5. "Beba alguma coisa para relaxar"

Lidar com um transtorno de ansiedade pode ser muito mais complicado do que isso. Pessoas com esse problema precisam de ajuda médica e muitas vezes de medicação. O consumo de bebidas alcoólicas por pacientes nessas condições pode gerar consequências graves no futuro, como a piora do quadro de ansiedade.

6. "Foi alguma coisa que eu fiz?"

É preciso aceitar que você não tem controle sobre o que a outra pessoa sente. Ver alguém querido sofrer faz surgirem muitos questionamentos sobre o que poderíamos ter feito para evitar a situação. Mas esses pensamentos só trarão frustração para os dois lados.

7. "Não pense nisso"

Quanto mais você se esforça para não pensar em algo, mais esse pensamento irá dominar a sua mente. É exatamente assim que a ansiedade funciona, portanto, pedir para alguém ansioso pensar em qualquer outra coisa não vai funcionar. Na verdade, é dessa forma que a ansiedade vai tomar conta da pessoa.

8. "Nada de ruim vai acontecer"

Pessoas com ansiedade sempre criam os cenários mais assustadores e pessimistas em suas cabeças e isso faz com que você queira mostrar que tudo vai dar certo. O problema é que essa ação pode causar o efeito oposto, trazendo mais ansiedade e tensão para a situação. O melhor a fazer é mostrar para a pessoa que, mesmo que algo de ruim aconteça, ela conseguirá superar qualquer obstáculo.