5 razões por que você não está conseguindo realizar suas metas em 2018

Definir bem e compreender nossos objetivos é essencial para alcançá-los; veja o que fazer após identificar esses motivos

POR KALEL ADOLFO - PUBLICADO EM 04/07/2018

Criar objetivos e sonhar com realizações é um dos hábitos mais inerentes ao ser humano. Ao início de cada ano, é comum estabelecer metas a serem cumpridas, e montamos até mesmo estratégias para alcançá-las. Entretanto, os meses passam com grande velocidade, e quando nos damos conta, nos encontramos na metade do ano e sentimos que não fomos capazes de atingir os objetivos que tanto perseguíamos.

PUBLICIDADE

Neste momento, começamos a questionar nossa capacidade e até mesmo a coerência de nossos ideais. Em alguns casos, os pensamentos negativos podem até nos fazer desistir de nossos planos.

Contudo, estar consciente de nossos pontos fracos pode ser uma valiosa ferramenta para driblar os obstáculos que nos separam de nossos propósitos. Veja a seguir, cinco razões que podem estar impedindo você de realizar suas metas esse ano:


1. Metas mal definidas

Segundo a psicóloga Adriana de Araújo, quando não sabemos exatamente o que queremos conquistar, torna-se difícil alcançar nossos objetivos. Por exemplo, imagine que você queira encontrar um novo emprego. Antes de tudo, é necessário estabelecer do que se tratará este novo emprego. Caso contrário, a falta de clareza pode lhe trazer desânimo, além da falta de compreensão sobre suas metas, fazendo com que você não as alcance.

2. Não saber suas motivações

Não compreender as intenções por trás dos seus objetivos pode ser um obstáculo. "Se queremos emagrecer, é necessário refletir sobre o que significa a perda de peso em nossas vidas", explica Adriana de Araújo. Pensar sobre o que irá mudar em nosso cotidiano ao atingirmos nossa meta é uma forma de termos certeza daquilo que queremos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

3. Falta de prazo

Não estabelecer um prazo para alcançar nossas metas pode ser prejudicial. Isto porque o tempo não definido para realizar algo pode trazer ansiedade, já que não sabemos ao certo quando deveríamos concluir determinadas tarefas.

Em casos mais graves, pode haver o sentimento de que nunca iremos conseguir atingir nossos objetivos.

4. Ansiedade

A ansiedade é um distúrbio psicológico capaz de nos paralisar frente às situações mais comuns de nosso dia a dia. A condição faz com que gerenciar nossas emoções fique mais difícil. Assim, ao enfrentarmos o primeiro problema relacionado ao nosso objetivo, acabamos desistindo.

Se isto acontecer, tente refletir sobre a verdadeira dimensão da adversidade que está vivenciando. Procurar a ajuda de um especialista também pode ser uma alternativa, caso a ansiedade esteja fora de seu controle.

5. Baixa autoestima

Para a psicóloga Adriana de Araújo, a falta de percepção sobre nossas capacidades pode ser prejudicial. Isto porque quando não acreditamos em nós mesmos, dificilmente nos sentimos motivados a realizar nossos sonhos. Cultivar o autoconhecimento e o amor próprio são os primeiros passos para alcançar sucesso em um objetivo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O que fazer se mesmo assim não atingirmos nossas metas?

Segundo a Master Coach Andrea Deis, é importante encarar as falhas como um aprendizado. A cada erro que cometemos, adquirimos experiência e ganhamos a chance de fazermos diferentes escolhas em uma próxima oportunidade.

Não potencialize a dor, pois ela já estará presente com a frustração de não alcançarmos nossos objetivos. É importante seguir os próximos passos de sua jornada: "Nem sempre perder uma batalha é sinônimo de perder a guerra", exemplifica Adriana de Araújo.

Além disso, é preciso respeitar a si mesmo, estando consciente de suas limitações. Caso algumas portas não estejam abertas para você no presente, tente outros caminhos. Não há problemas em alterar seus percursos, pois a flexibilidade em nossas decisões também pode nos resguardar da frustração.

Atente-se a si mesmo

É comum que sintamos ansiedade para alcançar nossas metas o mais rápido possível. Porém, o excesso de anseio pode causar o mal estar. Ao ficarmos fixados demais em um objetivo, podemos fazer com que ele represente todo o nosso presente, sendo a nossa principal e maior motivação.

Segundo Andrea Deis, podemos identificar que isto está acontecendo quando renunciamos outras áreas de nossas vidas, deixando de cuidar de nossa saúde, de nossos relacionamentos, e até mesmo de nossa qualidade de vida, abandonando hobbies e outras fontes de bem estar, como a espiritualidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Começando a se organizar

Em primeiro lugar, tenha claro o 'porquê' por trás de seu desejo. Isto não é algo que virá instantaneamente, mas a reflexão constante fará com que você se sinta mais seguro frente às suas metas. Depois, segundo Andrea Deis, é preciso definir o tempo que será gasto para alcançar o objetivo desejado.

Pense em quais recursos serão necessários: Você precisará fazer um curso? Precisará de recursos financeiros? Reflita sobre os métodos que serão utilizados. E por último, tenha em mente os impactos que este sonho irá causar em sua vida, sejam eles negativos ou positivos.

"Desenhar uma linha do tempo onde você possa equilibrar sua meta com as outras áreas da vida também pode ser útil", afirma Andrea Deis. Negociar e compartilhar seus planos com as pessoas mais próximas pode evitar que a solidão se torne presente após o alcance de seus objetivos.

Não se cobre excessivamente

O mundo nos condiciona a pensar que devemos sempre ser vencedores. E com isto, nos comparamos uns aos outros, e sentimos que estamos sempre um passo atrás de todos, e nos cobramos a ter mais conquistas. Porém, estas conquistas irão satisfazer a nós ou ao meio social que fazemos parte? Defina o que realmente é importante para você ser feliz.

Sentir-se satisfeito com suas conquistas não é estar acomodado. "A vida é uma construção diária que pode e deve ser melhor a cada dia", diz Andrea Deis. E para aliviar esse esforço diário, podemos agradecer a nós mesmos pelas pequenas e grandes vitórias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Desafie-se dentro de suas expectativas e limites. Dessa forma, você não irá se sentir parado, e também não irá se pressionar desnecessariamente. É importante reiterar que quem sofre com crises de ansiedade, pânico, depressão ou outros distúrbios psicológicos pode encontrar maior dificuldade em alcançar metas. Nestes casos, é necessário a ajuda de um especialista, além do apoio de amigos e familiares.