Você precisa de um psicoterapeuta?

Tratamento ajuda a superar e tratar problemas emocionais

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 24/11/2009

As psicoterapias em geral apresentam técnicas modernas e atualizadas, aprovadas e comprovadas cientificamente. Embora no senso-comum pessoas que não conhecem psicologia a refiram como uma "papo-terapia". Ninguém vai ao psicólogo "papear" ou para sair "feliz", mas sim para entrar em contato com suas dificuldades, e assim superá-las.

O fato de não termos algo concreto (instrumento material) faz com que associe-se a um bate-papo, porém fazemos uma vasta anamnese (entrevista inicial) e elaboramos um plano de tratamento, em cima de perguntas, questionamentos, avaliações, testes, enfim, tudo em cima das técnicas que a psicologia nos oferece.

Podemos tratar desde transtornos mentais, alimentares, obesidades, depressões, ansiedades, dificuldades de aprendizagem, auto-estima baixa até estresses pós-traumáticos e auto-conhecimento.

PUBLICIDADE

A Psicologia é uma ciência completa, complexa e que brilhantemente comporta todas as psicopatologias que você pode imaginar, independente da teoria do profissional que a aplica. O importante é você identificar sua necessidade e buscar ajudar. A premissa básica é que você reconheça a necessidade de ajuda, para o resto você pode contar com a ajuda de um profissional.

Todos nós precisamos um psicólogo. A vida de nínguém é perfeita

Foi-se o tempo em que a ignorância referia a psicoterapia como para loucos, ela é sim para todos. Todos deveriam fazê-la, pelo bem da saúde mental.

Vale lembrar que não há quem dela não necessite, pois ninguém é perfeito nem vive sem problemas. Livre-se do pré-conceito, pedir ajuda é ser humilde. É muito mais inteligente, que negar a sim mesmo!