Por que o Feng Shui nas empresas?

Saiba como atrair sucesso para o seu negócio

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 16/03/2010

Geralmente as pessoas passam uma grande parte de seu tempo na profissão ou trabalho, e o ambiente ali deve ser tão importante como em uma casa.

Um fato relevante é a compreensão dos problemas que afetam o ser humano no trabalho, e a possibilidade de se tomar medidas a tornar os ambientes mais estimuladores e benéficos.

A energia e vibração dos espaços corporativos dependem das pessoas que nele trabalham e das relações formadas entre elas.

A energia de qualquer escritório pode ser melhorada, consideravelmente, se os seus ocupantes se relacionarem positivamente e desenvolverem a capacidade da cooperação, influenciando melhor disposição para o trabalho.

PUBLICIDADE
"A aplicação do Feng Shui consiste em criar um ambiente livre de estresse".

Mudança nos ambientes
Se o ambiente na empresa não for satisfatório, pode-se propor pintar as paredes, colocar plantas e quadros, modificando seu layout, enfim, melhorando todo o seu aspecto de acordo com as técnicas do Feng Shui, para que se torne um lugar mais agradável.

A compreensão deste fato é útil e ajuda-nos a criar um ambiente harmonioso no escritório. O espaço ou interior da empresa influencia muito o estado de ânimo e a conduta das pessoas.

Quando se utiliza o Feng Shui no escritório incentiva-se o movimento de energias, dando passos positivos, de manter o lugar de trabalho pessoal livre da desordem acumulada, esta que não é nada interessante para o desempenho da corporação.

A energia faz toda a diferença
Tem-se em conta, que as energias do lar e do lugar de trabalho são interdependentes, e se alguma coisa não anda bem em um dos locais, o outro será afetado. Se em casa os relacionamentos estão em desequilíbrio e infelizes, esse fato pode ser motivado por qualquer problema no escritório, ligado à falta de relações harmoniosas ou, simplesmente, a um bloqueio do CHI em resultado da posição errada da secretária ou do equipamento de trabalho.

"A harmonização pode ser usada para identificar boas oportunidades do negócio".

Trabalhar feliz
O Feng Shui pode ajudar no escritório ou empresa em dois aspectos: pode contribuir para o cumprimento eficaz das funções e êxito dos negócios, e, como também para ganhar uma vantagem em relação à concorrência, o que se usa amplamente no oriente.

A aplicação do Feng Shui consiste em aumentar a satisfação para com o trabalho, estabelecer relações de trabalho harmoniosas e criar um ambiente livre de estresse, no qual possam desenvolver-se com êxito as carreiras pessoais e a prosperidade da empresa.

"Usar o Feng Shui para resolver um determinado problema da empresa".

Disputa de harmonização pelas empresas
O arquiteto britânico, Sir. Norman Fostes, projetou o famoso edifício Hong Kong and Shanghai Bank, em Hong Kong, que necessitou de modificações para que fosse considerado adequado por um consultor de Feng Shui.

Foi alterada a disposição das escadas rolantes de maneira a canalizarem o CHI para dentro do edifício com uma direção auspiciosa, e foram colocados dois grandes leões de pedra para guardarem a entrada. Nos grandes prédios ou em residências mais antigas eram utilizadas figuras de leões, águias, cavalos, como formas protetoras.

Na verdade, essas efígies facilitam a entrada de boas energias ancorando- as nas entradas dos prédios. O concorrente principal do banco descrito acima, o Bank of China, construiu o seu novo edifício pouco tempo depois e começou uma disputa de harmonização com Feng Shui.

O projeto desse edifício foi feito de tal modo, que os seus ângulos lançavam na direção de seu rival setas ou "shars" de energia negativa, devido à forma em 90° das suas quinas. Esse, por sua vez, foi obrigado a proteger-se com vidro espelhado para desviar a energia prejudicial aos negócios.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
"Se o ambiente na empresa não for satisfatório, pode-se propor pintar as paredes".

Identificando boas oportunidades de negócios
No Feng Shui, as decisões relacionadas ao design são baseadas no fato de que promoverão mais sucesso, não levando em conta o lado estético, embora seja uma preocupação no projeto de harmonização. No caso de lojas e restaurantes, tornar o espaço mais atraente e harmonioso para os clientes deve ser também um ponto muito importante.

No mundo empresarial, o resultado desse processo é dar à empresa uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes, além de alcançar melhores resultados com os mesmos ou menos gastos. Outra abordagem produtiva é usar o Feng Shui para resolver um determinado problema da empresa.

Mas, positivamente, a harmonização pode ser usada para identificar boas oportunidades do negócio que não foram explorados até o momento. A aplicação dessas técnicas faz com que o edifício funcione para as pessoas que o utilizam. Portanto, ao mesmo tempo em que melhora o sucesso corporativo, também tem implicações em cada indivíduo e nas suas metas e aspirações.

Os benefícios do Feng Shui para a empresa estão intimamente ligados com os benefícios para os funcionários em termos de suas carreiras. Na maioria das empresas, a implementação desses princípios depende da cooperação da gerência.

Mesmo em casos em que isso não é possível, há coisas que os funcionários podem fazer em seu local de trabalho pessoal que também terão um efeito benéfico.