10 dicas para se livrar da bagunça na cozinha

Uma cozinha bem organizada aumenta o bem-estar de toda a família

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 03/08/2010

A arrumação da cozinha sempre fica em segundo plano, se comparada aos outros cômodos da casa como os quartos e a sala. Para piorar, é nela que as gorduras e frituras mais facilmente se acumulam. Por isso, a arrumação e a higiene da cozinha são muito importantes para o bem-estar da família inteira. Pensando nisso, selecionei 10 regras básicas que vão deixar a cozinha livre da bagunça.

1-Tirou, guardou!

Deixar para depois nunca da certo. Acabar de usar uma coisa antes de começar a fazer outra ajuda muito na hora da arrumação. Se você pegar um pote de açúcar, por exemplo, deve levá-lo de volta ao mesmo lugar antes de começar a usar outro ingrediente. Não acumular objetos soltos pelo ambiente ajuda muito a manter a organização.

PUBLICIDADE

2-Armazene com lógica

Os materiais e utensílios que você costuma utilizar ao cozinhar, como o porta-temperos e as panelas devem ser deixados próximos ao fogão. Pratos e copos, por sua vez, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar ao lado da pia. Cuidado! Não deixe panelas debaixo da pia, pois este é o ambiente mais sujeito à umidade, propício à formação de fungos e bactérias.

3- Nada de guardar talheres na primeira gaveta da pia

A gaveta mais próxima da pia deve acomodar os utensílios utilizados durante o preparo da comida, como facas, espátulas e escumadeiras. Quando talheres para servir ficam no armário próximo à mesa, o cozinheiro não é interrompido durante o preparo da refeição por pessoas que estão arrumando a mesa.

4-Tudo o que estiver à vista é passível de sujeira

Frituras e gorduras se espalham pelo ar da cozinha e acabam se juntando com a poluição, grudando em móveis e utensílios. Por isso, não deixar os talheres a mostra evita que eles fiquem sujos e com acúmulo de impurezas. Além disso, um bom exaustor ajuda a manter a cozinha livre de gorduras.

5-Depois que organizar o local, não troque os utensílios de lugar

Depois de escolhido o lugar de cada utensílio é bom não se esquecer de guardá-los nos locais certos. Não há nada pior do que o famoso lugar provisório. Isso pode levar toda a arrumação da cozinha por água a baixo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

6- Preserve a circulação do ambiente

Móveis e objetos espalhados atravancam a cozinha. Deixe um bom espaço livre para a circulação de pessoas nesse cômodo tão visitado. Isso faz com que o cozinheiro não seja interrompido na hora do preparo da refeição, deixa o ambiente mais arejado e agradável, e deixa espaço para toda a família participar da refeição.

7-Abuse dos armários

Lugar de louça é no armário. Ele é o lugar que mais protege os pratos e copos das gorduras e impurezas da cozinha. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior (já que são mais pesados). E nada de colocar objetos diversos sobre a geladeira, esse lugar além de receber muita gordura, ainda é limpo poucas vezes.

8-Descarte o que for inútil

Doe panelas, pratos e copos não utilizados. Armazenar muitos utensílios inúteis no armário é um desperdício de espaço valioso na cozinha. Além disso, procurar muito tempo uma panela atrasa a refeição e é uma fonte de estresse.

9- Ordene também a despensa

Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. E deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo apenas porque ficam escondidos. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas de fibra sintética (material lavável).

10-Agrupe e armazene a louça por material

Junte peças de cerâmica em uma prateleira separada das peças de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil encontrá-las na hora de preparar a mesa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)