Você é uma pessoa estressada? Saiba identificar

O estresse faz parte da rotina, mas podemos evitar que ele se agrave, tornando-se o motivo de problemas físicos e psicológicos

ARTIGO DE ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 14/11/2018

Silvia Cury
Psicologia

Entre as diversas fontes do estresse, uma das mais poderosas são as internas, ou seja, que vem de dentro de nós. Sem perceber, acabamos sendo exigentes com outras pessoas e com nós mesmos. Quem faz isso, costuma focar-se apenas em atividades profissionais e domiciliares, não se permitindo errar. Se você se identificou, é recomendável que comece a mudar seus comportamentos para não cultivar um mal-estar.

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Veja a seguir, os principais fatores que podem causar estresse e como solucioná-los:

1. Estilo de vida

A forma que vivemos nossa vida pode gerar estresse. Alimentar-se com pressa, não tirar férias uma vez ao ano e trabalhar nos finais de semana são fatores que trazem mal-estar. Ficar preso a horários também nos prejudica.

Caso você esteja atrasado para um compromisso, é importante não se culpar. Ficar exaltado não fará você chegar mais depressa ao seu destino.

2. Falta de exercícios físicos

Praticar atividade física é uma importante ferramenta para diminuir o estresse. E você não precisa necessariamente ir na academia para isso. É possível andar em seu bairro ou em parques públicos próximos de sua casa.

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O ideal é manter um ritmo constante. Por exemplo, estabeleça uma meta de andar três vezes por semana durante vinte minutos, tentando seguir isso de forma consistente. Caso já faça alguma atividade física, apenas mantenha a prática na rotina.

Consequências do estresse

O estresse pode gerar consequências físicas (distúrbios respiratórios, gastro-intestinais, dor de cabeça, dificuldade de memória e concentração) e psicológicas (tensão nervosa, irritabilidade, mal estar generalizado, tristeza, depressão,etc).

Fases do estresse

Segundo pesquisadores, o estresse tem três fases:

  • Fase de alerta: Quando percebemos aquilo que está nos estressando, mas podemos lidar com isso
  • Fase de resistência: Quando o evento estressor está presente por muito tempo e precisamos lidar por um longo período com ele. Nesse momento é comum que tenhamos problemas de memória e sensação de mal-estar
  • Fase de exaustão: É nesse momento que esgotamos todos nossos recursos psicológicos para lidar com o que nos estressa. Como consequência, podemos experienciar o aumento da pressão arterial, psoríase, e em casos mais graves, morte súbita.

Investigue as causas do seu estresse

Quando ficar estressado, procure verificar o que está causando isso. Pode ser uma ansiedade ou uma preocupação. Mas independente dos motivos, é importante resolver o problema antes que se agrave.

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Modifique sua forma de ser, seja menos exigente com você mesmo, respeite seus limites e não queira ser perfeito. Caso não consiga fazer isso sozinho, procure a ajuda de um especialista.