Minha visão sobre meu corpo é normal?

Muitas vezes a busca por um corpo mais bonito pode ser reflexo de um desequilíbrio

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 14/07/2016

Adriana de Araújo
Psicologia - CRP 56802/SP
especialista minha vida

Cuidar da saúde do corpo e da mente é fundamental para o um bom equilíbrio e qualidade de vida. Ter um plano de alimentação, prática de esportes e cuidados para o bem-estar emocional pode ajudar bastante no sucesso e realização pessoal. Mas se perder nas próprias críticas, exagerando nas análises podem levar a tristeza e sensação de infelicidade. E é tudo que, certamente, você não quer.

PUBLICIDADE

Pense um pouco em que grupo de pessoas você está:

1) Entre aquelas que buscam saúde, harmonia e felicidade. Pessoas que fazem isso de forma consciente, olhando para si mesmas com coerência e agindo de forma saudável para as mudanças e ações necessárias. Se, estão, por exemplo, acima do peso, buscam rapidamente uma orientação e põe em prática nova forma de alimentação saudável, física e psíquica para atingir seus objetivos com prazer.

2) Entre aquelas que sempre olham para o próprio corpo de forma crítica, achando defeitos de forma compulsiva e buscando corrigi-los sem análise dos riscos envolvidos. Ou seja, a busca pela perfeição é estética e não pela saúde e bem-estar geral. Buscam tratamentos de mudanças rápidas sem critério para avaliar os riscos ou contraindicações.

Se você acha que pertence ao segundo grupo, eu questiono: isso lhe parece normal, ou você percebe como sendo um problema?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

De fato, o problema está em tudo que se faz de forma compulsiva. Quando há um desequilíbrio e uma falta de avaliação de riscos para obter satisfação é quando tudo está fora do eixo. Essa eterna insatisfação com o corpo se toma negativa quando quem busca o corpo perfeito não quer ?pagar? o preço do cuidado diário e assim corre sérios riscos de ação impensada e de baixo resultado a longo prazo. Você deve estar sempre atento a:

  • Alimentação
  • Saúde física
  • Saúde mental
  • Higiene
  • Atividade física
  • Atenção individual as suas próprias necessidade.

E essa atenção não tem como base seu modelo de visão, mas de um especialista, alguém capacitado para avaliar e lhe ajudar nas escolhas. A mudança para o alcance do corpo saudável e esteticamente interessante é um trabalho feito com dedicação, diário e com avaliações constantes.

Quem tem essa visão crítica e insatisfação exacerbada com o próprio corpo, agindo e percebendo-se de forma distorcida, prejudica o seu próprio dia a dia quando:

  • Deixa de conhecer pessoas novas, por medo do julgamento do outro
  • Perde prazos e se perde no tempo na busca da perfeição estética
  • Deixa de fazer atividades por medo de não ser capaz
  • Não sai de casa, por vergonha do próprio corpo.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Quando a vida fica estimulada e voltada para o controle do corpo e outras áreas da vida ficam perdidas no tempo e espaço, podemos entender isso como sendo um grande problema. A vida está prejudicada.

Uma forma de conseguir ter uma visão mais amigável do seu próprio corpo é buscar ajuda profissional e manter as áreas da vida em equilíbrio, como a família, trabalho ou escola, lazer, amigos, prática de esportes, etc.

Um bom exercício a ser feito é:

1) Avalie quantas horas por dia você se dedica a essa analise corporal; 2) Avalie se suas críticas são motivadoras e estimulam novos hábitos saudáveis; 3) Perceba se o que você faz, suas ações para correções corporais correm risco de fazer mal a sua saúde de alguma forma.

Técnicas de programação neurolinguistica (PNL), EMDR, coaching de vida, sessões de psicoterapia são bem-vindas na cura e equilíbrio. Consulte um profissional qualificado para lhe ajudar se for preciso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)