5 frases de solidão para ler quando estiver se sentindo sozinho

Quando se sentir sozinho, as palavras podem levar você a achar caminhos que lhe tragam calma e autoconhecimento

POR KALEL ADOLFO - ATUALIZADO EM 09/10/2019

A solidão traz um sentimento de desamparo e angústia por nos sentirmos isolados do mundo que nos cerca. Não é necessário estar sozinho para se sentir solitário. Esta sensação pode tornar-se presente a partir do momento em que não nos identificamos com o meio que vivemos ou não conseguimos ter relacionamentos profundos com outras pessoas.

PUBLICIDADE

Entretanto, nossos pensamentos possuem um grande poder transformador. Pensando nisso, separamos algumas afirmações de pessoas que exteriorizaram suas reflexões acerca da solidão.

As frases a seguir podem trazer esperança e aprendizados em momentos de sofrimento:

1. "A imaginação é a nossa melhor amiga contra a solidão".

Para a psicóloga Wanessa Moreira, a imaginação instiga nossa criatividade, que se torna um recurso para expressarmos nossos sentimentos. O cérebro não diferencia um pensamento real de um imaginativo, portanto, tudo o que se passa em nossa cabeça é interpretado psicologicamente como realidade.

"Quando pensamos em uma memória triste, sentimos síntomas físicos como a alteração da respiração e do ritmo cardíaco", explica a especialista. Entretanto, é possível realizar o inverso. Usando a imaginação para criar imagens que remetam a bons momentos, podemos sentir conforto em momentos difíceis.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

"Criar cenas da infância ou de contato com a natureza, utilizando uma respiração mais profunda, traz uma sensação de paz e tranquilidade, reduzindo a solidão", afirma Wanessa.

2. "Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite".
-Clarice Lispector.

Um dos maiores desafios para todos nós é construir aprendizados a partir de lugares obscuros de nossas almas. A solidão é desconfortável e nos traz a sensação de vazio. Entretanto, é necessário investigar as causas desse vazio.

Wanessa indica que nos questionemos, pois apenas o sofrimento não traz respostas. Com isso, podemos caminhar em direção a um maior senso de segurança. "A confiança faz com que confiemos no fluxo da vida, o que nos traz otimismo e um cenário mais calmo dentro de nós", explica a especialista.

3. "A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais".
-Arthur Schopenhauer

Estar sozinho implica em uma oportunidade de conhecer mais a si mesmo. Entretanto, para quem se sente desamparado e vazio, cultivar momentos de isolamento pode ser uma tarefa difícil. Para solucionar este problema, Wanessa indica que passemos mais tempo preocupados em ser e não em fazer.


Quando nos tornamos dependentes de nossas funções, podemos não nos sentir preenchidos. "Passa a ser assustador ser você sozinho", diz a psicóloga. Entretanto, é necessário aceitar que nascemos e morremos sozinhos, e esta é apenas o funcionamento de nossa natureza.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A aceitação só vem a partir do momento que acolhemos a nós mesmos e a nossa solidão. Cuidar de si faz com que nos sintamos vivos e independentes. Com esta conquista, torna-se possível buscar autoconhecimento a partir da solidão.

Ter pessoas a nossa volta é essencial, entretanto, é possível cultivar a felicidade estando sozinhos, pois a solidão faz parte da condição humana em diversas fases de nossa vida.

4. "Há momentos infelizes em que a solidão e o silêncio se tornam meios de liberdade".
-Paul Valéry

A solidão não precisa carregar um aspecto negativo. Alterando nossa percepção sobre estarmos sozinhos, passamos a escutar a nós mesmos. "Ouvir aos nossos anseios ao invés de suprir a demanda das outras pessoas nos traz paz e tranquilidade para que encontremos uma direção e um propósito que nos faça seguir em frente", afirma Wanessa.


5. "Solidão: um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como morada".

-Josh Billings

Estar sozinho para buscar autoconhecimento significa um ato de solitude. Entretanto, a frequência que aderimos ao isolamento define o sentido que esta condição irá adquirir em nossa realidade.


Para Wanessa, somos seres sociais. A convivência com outras pessoas nos traz respostas e nos fortalece, pois as experiências implicam em aprendizados. E por esse motivo o isolamento constante acaba se tornando uma barreira para o nosso crescimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Por isto, é importante atentar-se a qualidade de seus relacionamentos, pois estes são reflexos e influenciam na qualidade de sua vida.