8 atitudes diárias para ter mais felicidade em 2019

Comportamentos diários são indicativos dos caminhos que estamos trilhando em nossas vidas

POR KALEL ADOLFO - PUBLICADO EM 27/12/2018

Ao início de cada ano, prometemos para nós mesmos que iremos nos esforçar ao máximo para alcançar um maior bem-estar. Entretanto, muitas vezes não sabemos qual caminho seguir para atingir este objetivo. E com a chegada de adversidades, torna-se mais difícil acreditar que novas fases trarão a felicidade que procuramos.

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Para driblar a sensação de desesperança, devemos nos cobrar menos e traçar novas rotas que nos proporcionem confiança. Uma das maneiras de fazer isso é estabelecendo rituais diários que nos coloquem na direção do que desejamos. Para a terapêuta holística Karla Martineli, pequenos atos como abraçar uma árvore já trazem benefícios a curto e longo prazo.


Veja a seguir, oito rituais diários que irão trazer mais felicidade para o seu 2019:

1. Estipule um momento para avaliar suas preocupações

Segundo a psicóloga Adriana de Araújo, é importante estabelecer um momento para ouvir, mapear e cuidar de nossas preocupações. Dessa forma, elas não surgem em momentos inapropriados. "A mente humana tem um grande senso de proteção, e é justamente na hora do prazer que ele é acionado", explica.

Ao reservarmos um tempo para analisar nossas preocupações, evitamos nos sentir culpados desnecessariamente. Para tornar o exercício palpável, Adriana recomenda que façamos uma lista com as questões que desejamos solucionar.


Com isso, a mente entende que estamos trabalhando nossos problemas e nos permite estar presentes nos momentos de felicidade, sem que nos sintamos mal por estar nos divertindo.

2. Medite (é mais fácil do que você imagina)

Adriana afirma que a meditação potencializa nossa capacidade de organização, planejamento e tomada de decisões. Tudo isso ocorre devido ao fato da prática nos tornar pessoas mais focadas, que enxergam a vida de maneira mais leve e estão atentas ao seu redor.

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Além disso, Karla Martineli explica que a técnica torna nosso sistema imunológico mais saudável, reduzindo a probabilidade de desenvolvermos sintomas da depressão e ansiedade. "Todos estes fatores potencializam nossa saúde mental. Ao fazermos da meditação um ritual diário, ganhamos diversos benefícios ao longo da vida", diz.

A meditação não precisa ser realizada em instituições. Você pode fazer em sua casa, com a ajuda de seu celular. Basta baixar um aplicativo que contenha áudios que te guiem na prática, para que você possa usufruir dos benefícios da técnica.


Para saber quais são os melhores aplicativos gratuitos para aprender a meditar em casa, clique aqui.

3. Comunique-se mais com você e com os outros

A companhia de outras pessoas e a troca de histórias pode trazer mais leveza para o seu dia a dia. Entretanto, Adriana de Araújo alerta que devemos tomar cuidado com o relato de problemas, já que compartilhar emoções negativas com outros pode reforçar nossas angústias.

Outro ponto importante é a comunicação interna. "O modo como falamos com nós mesmos é o guia das nossas decisões", afirma a psicóloga. Para a especialista, isto não significa que devemos nutrir apenas pensamentos positivos. O diálogo consigo, na verdade, deve ser sincero, passando por pontos negativos, caso necessário.

O objetivo de olhar para os pontos de escuridão em nossas mentes é encontrar direções que nos levem a um estado de bem-estar no presente e no futuro.

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4. Altere seu ponto de vista

Para a terapêuta Karla, enxergar a vida com maior ternura faz a diferença quando falamos sobre felicidade. Abrir o coração para que a leveza flua em nossos corpos pode trazer momentos prazerosos.

Segundo a especialista, alterar nossas perspectivas no cotidiano carrega um grande poder transformador. ?Quando as folhas das árvores caem na calçada, elas podem sujar ou enfeitar o ambiente. Tudo depende do seu ponto de vista?, explica.

Ver a beleza do nascer do sol, do florescer e admirar as estrelas na calada da noite tornam a rotina iluminada. Dessa forma, você não precisa realizar programas de lazer para desligar-se das preocupações, já que o poder para isso está dentro de você.

5. Estipule e otimize sua rotina

Seja por meio de uma lista ou de lembretes no celular, organizar a rotina nos ajuda a conhecer nossos limites. Para Karla, saber o tempo disponível para a realização das tarefas traz mais equilíbrio para nosso dia a dia, já que se programar evita estresse e ansiedade.


Isto não significa que devemos estar aflitos e ansiar pelo perfeccionismo em nossas vidas. Não se cobrar e ter paciência consigo mesmo devem fazer parte deste planejamento prévio, caso as coisas não saiam como esperado.

A terapeuta também aconselha identificar os "sabotadores" de nosso tempo. "Muitas vezes passamos horas utilizando as redes sociais, e ao final do dia, dizemos que não temos tempo para fazer as coisas", explica.

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Portanto, reserve um tempo para estar nas redes sociais, mas busque sempre a harmonia entre o lazer e as obrigações.

6. Torne suas refeições um momento prazeroso

Adriana de Araújo aponta que as refeições podem tornar-se mais prazerosas no momento em que nos focamos apenas nela. Para isso, devemos evitar fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, como mexer no celular ou solucionar algum problema.


"Concentrar-se na qualidade e quantidade do que se está comendo, no sabor, temperatura e textura traz leveza ao momento", afirma.

7. Abrace sua criatividade

Segundo Adriana de Araújo, a criatividade estimula nosso cérebro a encontrar novos caminhos de ação e resolução de problemas. "Ser criativo é ter a mente focada em outras possibilidades", explica. Atividades como pintar e desenhar possibilitam que exercitemos a criação de novas perspectivas.


Além disso, Karla afirma que a criação artística estimula áreas do cérebro ligadas ao sistema de recompensa, o que nos proporciona um maior bem-estar.

8. Reduza a procrastinação

Muitas vezes, a procrastinação acontece quando não temos motivação para realizar nossas metas. Para driblar isso, a terapêuta Karla indica que criemos micro e macro metas. "A criação de planos grandiosos pode intimidar as pessoas e elevar suas expectativas. Para não parar de sonhar grande, é recomendável que achemos um equilíbrio", explica.


Para encontrar este equilíbrio, o seguinte raciocínio pode ser útil: Pense que seus objetivos finais são as macro-metas. Já as micro-metas, são as pequenas coisas do dia a dia que irão possibilitar que grandes metas aconteçam. Trata-se de respeito ao próprio tempo, algo que devemos praticar diariamente em nossas vidas.

Quais rituais as psicólogas fazem para ter mais felicidade na rotina

Adriana de Araújo diz que, para ter mais felicidade, ela faz a seguinte pergunta para si mesma: "O que eu fiz hoje que valeu a pena na direção dos meus objetivos?". Dessa forma, ela reconhece suas atitudes positivas e mantém a consciência de que está no caminho certo.

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Já Karla Martineli afirma que pratica o ritual da compaixão em seu dia a dia. Buscar aprender com o próximo, ter paciência e emanar amor, principalmente para si mesma, são comportamentos que a deixam mais feliz. "Procuro sempre sorrir para as alegrias, choro sim as tristezas, vivo sim os lutos da vida, mas sempre vibro na positividade de que tudo vai dar certo", conta.

Ao viver um dia de cada vez e experienciar aquilo que seu ser necessita, ela trilha uma jornada leve e mais tranquila.