12 dúvidas sobre decepção respondidas por uma especialista

É importante tirar aprendizados da frustração para não criar crenças limitantes no futuro

POR KALEL ADOLFO - PUBLICADO EM 27/05/2019

A decepção é um sentimento gerado por expectativas não correspondidas, e engloba sensações como a frustração e impotência. A idealização de acontecimentos que não se tornam realidade é um fator estressante, e pode acarretar no surgimentos de distúrbios emocionais, como a ansiedade e depressão.

PUBLICIDADE

Portanto, a psicóloga Milena Lhano respondeu às principais dúvidas acerca da decepção, ensinando como lidar com o sentimento, superar as frustrações e encarar a sensação como um aprendizado, e não um trauma. Veja a seguir:

1. O que é o sentimento de decepção?

Decepção surge com expectativas não-correspondidas - Imagem: Shutterstock
Decepção surge com expectativas não-correspondidas

O sentimento de decepção vem das expectativas não correspondidas. Se eu crio a expectativa de ir à praia no domingo, passo a semana imaginando como será e construo a imagem da praia com o sol. Se no domingo, quando acordo, o dia é cinzento e de chuva, me sentirei decepcionado, porque tive uma expectativa não correspondida. Essa expectativa também envolve alguma necessidade, desejo ou idealização não correspondida, que leva a frustração.

2. Podemos nos prevenir de sentir decepção, ou é um sentimento inevitável?

A decepção não é inevitável, porque de certa forma sempre esperamos algo. Porém, podemos sim nos prevenir da decepção, traçando metas mais realistas, e tendo uma imagem real das pessoas com quem nos relacionamos. Uma outra dica importante é olhar dentro de nós e analisar o nosso grau de exigência com o mundo externo. Muitas vezes esperamos muito dos outros.

3. A decepção é um sentimento importante para nosso crescimento pessoal?

A decepção é importantíssima, pois ela nos ensina que não podemos ter tudo o que desejamos, e que nem sempre as coisas sairão como queremos. Cada um tem uma opinião e um jeito de ser. É importante entender que nem tudo está sob nosso controle.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

4. Como encarar a decepção como uma chance de fazer as coisas de maneira diferente?

Através do aprendizado que a decepção traz. Por exemplo, se você se decepcionou com um relacionamento ou uma amizade, essa experiência pode te ensinar a avaliar melhor o que você espera das pessoas e dos vínculos de sua vida.

5. A decepção pode ocasionar distúrbios emocionais quando recorrente?

Com certeza. Uma pessoa que se decepciona com muita frequência e tem dificuldade para se recuperar pode desenvolver depressão, crises de ansiedade, síndrome do pânico e outros distúrbios.

6. Como se recuperar de uma decepção, e não sentir que as coisas sempre irão dar errado?

A intensidade da decepção vai depender do tamanho da expectativa criada ao redor dela, além da importância dela para a sua vida. É difícil se manter positivo quando algo que seria muito importante não acontece, mas para não entrar em um padrão negativo de pensamento, procure ter sempre na memória tudo o que já deu certo até hoje.

7. Como lidar com os sentimentos negativos no momento em que a decepção ocorreu?

Decepção amorosa é o tipo de decepção mais comum - Imagem: Shutterstock
Decepção amorosa é o tipo de decepção mais comum

O melhor jeito de lidar com os sentimentos negativos é o mesmo para lidar com os sentimentos positivos: sentir eles. Estamos em um momento em que é praticamente proibido ficar triste ou se sentir mal, mas isso não é saudável. Precisamos entrar em contato com todos os nossos sentimentos. Se você sofreu uma grande decepção, fique triste, com raiva, com medo. Entre em contato com você para perceber por que essa questão era tão importante e qual lição pode ser aprendida. Assim como as emoções positivas enfraquecem com o tempo, o mesmo acontece com as negativas.

8. A decepção amorosa nos atinge de uma maneira mais intensa que outras formas de frustração?

A decepção amorosa pode ser a mais intensa porque é justamente onde colocamos mais expectativa. Idealizamos o relacionamento que vai durar a vida toda, a pessoa que vai me tirar da solidão, que vai me dar filhos e uma família. E quando aquela pessoa não demonstra interesse ou se vai, leva com ela todos os nossos sonhos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

9. Existem fatores que tornam as pessoas mais vulneráveis a decepção?

Sim. Carência afetiva, medo, sentimento de abandono, baixa autoestima e necessidade de cuidado e atenção.

10. Quais as consequências de não superarmos uma decepção?

A consequência pode ser passar anos da vida sentindo a dor de algo que não se realizou, e que talvez não se realizará. Sofremos anos pela falta e deixamos passar as outras coisas boas da vida. Lidar com a falta é extremamente difícil, e encarar a decepção é aceitar que algo pode nos faltar para sempre.

11. Por que criamos expectativas que não correspondem à realidade, e consequentemente nos decepcionamos?

Pode ser por dificuldade em enxergar a realidade como ela é, aceitar as diferenças, ou então ter um alto nível de exigência.

12. Existe uma maneira de nos prepararmos para possíveis decepções, sem nos tornarmos pessimistas?

A forma de se preparar para as decepções é compreender que elas fazem parte da vida, e ter bem claro que assim como temos expectativas e nos decepcionamos com os outros, vamos acabar decepcionando pessoas que colocaram suas expectativas em nós.