Autocontrole é contagioso, diz estudo

Pensar em alguém com muito ou pouco autocontrole aumenta chances de fazer o mesmo

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 20/01/2010

Os resultados de cinco estudos independentes realizados pelo Instituto de Psicologia da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, afirmam que o autocontrole é contagioso. Esses estudos geraram um novo que afirma que o autocontrole ruim também pode influenciar os outros.

De acordo com os pesquisadores, pensar em alguém que tenha um bom ou mau autocontrole aumenta as chances de apresentar a mesma conduta. E a influência exercida pode ser poderosa de tal forma que ver o nome de alguém com bom ou mau autocontrole durante 10 milésimos de segundos alterou o comportamento dos voluntários.

Em um dos estudos, 36 voluntários foram convidados a pensar em um conhecido com autocontrole bom ou ruim. Aqueles que pensaram em alguém com autocontole bom persistiram durante mais tempo em uma tarefa manual, enquanto os outros desistiram com maior facilidade.

Outro teste foi feito com 71 voluntários. Alguns assistiram um grupo de pessoas escolhendo uma cenoura ao invés de um biscoito cookie para se alimentar, enquanto o restante assistiu ao grupo de comeu cookie no lugar da cenoura. Os pesquisadores perceberam que o desempenho dos voluntários foi alterado dependendo do grupo ao qual haviam assistido.

PUBLICIDADE

Um terceiro teste foi feito com 42 voluntários que listaram amigos com bom e mau autocontrole. Após o processo, fizeram um teste computadorizado para medir a autocontenção. Durante o teste, aparecia na tela do computador durante 10 milésimos de segundos um nome aleatório da lista que haviam preenchido. Os que visualizaram o nome do amigo com bom autocontrole alcançaram resultados melhores durante o teste.

De acordo com os pesquisadores, as pessoas possuem tendência a imitar o comportamento das pessoas ao seu redor, da mesma forma que os maus hábitos. Pensar em alguém que possui autocontrole e se exercita regularmente, por exemplo, pode incentivar você a cumprir suas metas.