Envelhecer pode diminuir as horas de sono, aponta pesquisa

Estudo mostra que com o passar dos anos, as conexões mentais responsáveis pelo sono diminuem

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 26/03/2018

Você já deve ter percebeu que com o passar dos anos, sua qualidade de sono pode ter diminuído? Muitas vezes acreditamos que seja pelas preocupações do dia a dia, ou pensamos que nosso corpo precisa de menos descanso conforme os anos passam. Porém, um novo estudo feito pela universidade da Califórnia em Berkeley indica o contrário. Dormimos menos conforme envelhecemos, porque nosso cérebro desenvolve mecanismos que vão inibindo nossa capacidade de dormir.

PUBLICIDADE

Estudo em questão foi feito apenas com ratos. Para a realização da análise, os pesquisadores trabalharam com dois grupos de camundongos de diferentes idades, um mais velho e um mais novo. Ao observar a qualidade de sono dos ratos, os pesquisadores observaram que, à medida que os ratos iam envelhecendo, as conexões cerebrais que mantinham os animais dormindo diminuíram.

A pesquisa não conclusiva ainda precisa passar por novas fases. No entanto, os cientistas acreditam que se for confirmado que a capacidade cerebral para ter um sono de qualidade diminui ao longo da vida, poderá ser possível resolver o problema de maneira mais eficaz. Uma forma poderia ser o uso de medicamentos que ajudem a rejuvenescer nossa capacidade de sono, e auxiliem o cérebro na produção de mais receptores de sono, além do uso de terapias já existentes, que podem ajudar a reverter esta situação.

O que você pode fazer para melhorar sua qualidade de sono?

Nosso cérebro pode ser responsável pela nossa redução de sono ao envelhecer, porém há certos hábitos e dicas que podem nos ajudar a otimizar a qualidade do nosso sono. Veja seis dicas a seguir:

  • Esfrie o local
  • Não comer alimentos calóricos durante a noite
  • Regule o consumo de cafeína, especialmente durante o período noturno
  • Escute musicas relaxantes
  • Escolha um bom travesseiro
  • Evite o uso de aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A falta de sono pode agravar e estimular o surgimento de diversas doenças como diabetes, obesidade e problemas cardíacos, além de afetar negativamente no humor. Portanto, atente-se à dormir corretamente, e caso nenhuma dessas dicas tragam resultados, procure um médico.