Existe uma coisa que você precisa parar de fazer para ser feliz

A falta de espontaneidade e a busca excessiva por realizações nos faz aproveitar menos a vida

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 01/08/2018

Buscamos a felicidade diariamente em nossas vidas. Realizar as coisas que amamos e cultivar a paz interior são apenas alguns dos meios que encontramos para atingir o bem estar. Entretanto, você pode ter um obstáculo que separa você da alegria: O calendário. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Ohio, estipular datas faz com que não aproveitemos os momentos.

PUBLICIDADE

Para os estudiosos, quando planejamos atividades de lazer ao invés de realizá-las espontaneamente, temos menos prazer nelas. Isto acontece porque amontoamos todos nossos afazeres em um mesmo dia - Marcamos um dentista de manhã e planejamos encontrar um amigo a tarde. Isto faz com que os momentos de felicidade se tornem parte de uma lista de "obrigações".

Para Selin Malkoc, um dos autores do estudo, nós agendamos as atividades por medo de não realizá-las. Ele explica que isto tem relação com a forma em que as pessoas percebem o tempo. Acumulamos afazeres em nosso tempo livre porque nossa sociedade tende a priorizar as conquistas, e não o contentamento.

"O foco na produtividade é tão disseminado que as pessoas esforçam-se para tornar o lazer produtivo e depois reclamam que estão ocupadas", afirma Malkoc. "Quando agendadas, atividades prazerosas tornam-se menos fluídas e mais forçadas, o que retira o intuito real delas", explica em entrevista ao ScienceAlert.

Como o estudo foi feito

163 estudantes receberam um calendário hipotético de aulas e atividades. Alguns participantes foram instruídos a marcar um passeio para uma cafeteria com um amigo com dois dias de antecedência, e depois deveriam marcar este compromisso no calendário.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O restante foi instruído a esbarrar com algum amigo em qualquer dia e então, ir a uma cafeteria. Após os encontros, eles foram questionados sobre como se sentiram com a atividade.

Resultados

Os participantes que agendaram o passeio, acabaram enxergando a atividade de lazer como uma obrigação. Entretanto, uma dúvida que permanece é: Se não podemos marcar compromissos em nosso tempo livre, como poderemos fazer alguma coisa? A resposta é simples: Não defina muito os planos.

Marque um encontro para um dia, mas não planeje a hora com antecedência. "Por mais trivial que a mudança pareça, ela causa um importante efeito psicológico em nós mesmos, pois reintroduz a flexibilidade dos momentos de lazer", conclui o autor.