Quanto mais autonomia tiver, mais jovem se sentirá, diz estudo

Recuperar o senso de autonomia também aumenta o bem-estar

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 02/04/2019

O sentimento de juventude nos traz felicidade e energia para conquistar nossos objetivos. Entretanto, com o passar dos anos, alguns fatores como estresse e saúde podem dar a impressão de que somos limitados pela idade. Para driblar o problema, um estudo publicado no periódico Eurekalert revela que devemos aumentar o controle sobre nossas vidas, para voltarmos a nos sentir jovem.

PUBLICIDADE

De acordo com os pesquisadores, o controle sobre as tarefas do dia a dia, mesmo que simples, aumenta a autoestima e nos faz sentir empoderados. "Quanto mais controle adultos e idosos tiverem, mais jovens se sentirão", afirma Shevaun Neupert, coautor do estudo, em entrevista ao periódico.

Como o estudo foi feito

Os cientistas entrevistaram 116 idosos (de 60 a 90 anos) e 107 jovens adultos (de 18 a 36 anos). Eles precisaram revelar quais eram os estresses de suas rotinas e se acreditavam ser saudáveis, além de avaliarem a quantidade de controle que tinham sobre o dia a dia e se sentiam-se jovens ou velhos.

Resultados

De acordo com Shevaun Neupert, por mais que alguns idosos fossem estressados, ou não se considerassem saudáveis, estar no controle continuava a trazer a sensação de juventude.

Estar no controle do dia a dia não fez os jovens adultos se sentirem mais novos ou velhos. Entretanto, quanto mais estressados eles fossem, mais velhos sentiam-se.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)