Mulheres fazem o dobro de tarefas domésticas mesmo trabalhando fora, diz IBGE

Entre homens e mulheres com emprego, elas gastam 18,5 horas por semana, contra 10,3 deles

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 29/04/2019

Mesmo trabalhando fora, as mulheres ainda são responsáveis pelos cuidados com a casa. Essa é uma das conclusões da pesquisa Outras Formas de Trabalho, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto os homens com emprego dedicam 10,3 horas por semana aos cuidados com a casa ou com pessoas, isso ocupa 18,5 horas da semana das mulheres.

PUBLICIDADE

No caso dos desempregados, as diferenças permanecem. Elas dedicavam 23,8 horas a essas atividades, enquanto os homens nessa mesma situação, apenas 12 horas.

A taxa de realização de afazeres domésticos das mulheres era 92,2%, ainda maior do que a dos homens (78,2%), com diferença de 14 pontos percentuais entre os gêneros. Essa disparidade vem caindo. Em 2017 era de 15,3 e, em 2016, 17,9 pontos.

Carga mental

De acordo com a psicóloga Raquel Baldo, com o espaço alcançado no mercado de trabalho, as mulheres ganharam muitas possibilidades, mas em conjunto carregaram consigo as tantas responsabilidades que já arcavam antes destas conquistas: as rotinas caseiras, familiares e sociais do tal "papel da mulher" na sociedade.

"A mulher atualmente carrega uma carga mental e física imensa e significativa, visto que está sempre envolvida por muita responsabilidade, tanto da realidade de vida pessoal como do trabalho", explica Raquel, que completa: "É essa em especial que acaba sendo a grande responsável pela estafa, pelo cansaço, estresse e adoecimento da mulher".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Entenda por que as mulheres andam tão cansadas