Haroldo perguntou:

Tenho diabetes,sou fumante e faço uso de bebida,meu problema é,não tenho uma ereção boa e não tenho mais ejaculado,o que pode ser?

  • Respondido em 04/06/2015
    Dr. Ivan Mario Braun Psiquiatria - CRM 57449/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    O diabetes é uma doença que, ao longo do tempo, leva à morte de tecidos por desnutrição, dado que ou falta insulina ou ela está presente mas, devido a uma resistência nas células, ela não consegue atuar. Sem a ação da insulina, a glicose, o principal nutriente energético das células, não consegue penetrar nelas e, assim, leva à sua morte. A falta de atuação da inslina possui, também, efeitos indiretos como, por exemplo, diminuir a resistência do organismo a processos infecciosos, por exemplo.

    O diabetes, por si só, pode levar à morte de vasos sanguíneos envolvidos na ereção e à lesão de nervos igualmente envolvidos na ereção e na ejaculação.

    Por sua vez, o fumo contém uma série de substâncias tóxicas para o organismo e a nicotina, um dos seus principais componentes, leva a um estreitamento dos vasos sanguíneos e aumento da pressão arterial, o que pode aumentar a lesão dos tecidos.

    Finalmente, o álcool pode atuar tanto agudamente, alterando a reação do tecido nervoso aos estímulos sexuais relacionados à ereção e ao orgasmo e ejaculação quanto pode, ao longo do tempo, provocar lesões semelhantes às que ocorrem no diabete, por meio de substâncias tóxicas e deficiências nutricionais.

    Assim, você tem três fatores graves e todos eles podem explicar seus sintomas, isoladamente ou somados.

    Você deve seguir um tratamento médico rigoroso, fazer exames apropriados ao seu problema, controlar sua dieta e usar medicações hipoglicemiantes e, talvez, insulina; em muitos casos, os exercícios físicos podem atenuar os efeitos do diabete, controlando o nível de açúcar no sangue.

    O tratamento do alcoolismo e do tabagismo pode prevenir, pelo menos, que sua doença piore.

    Finalmente, controlados estes problemas, é possível que usando algumas medicações como a sildenafila, por exemplo, você possa melhorar suas ereções. Uma postura mais ativa do(a) seu(sua) parceiro(a), no sentido de estimular você mais intensamente pode também ajudar.

    Mas, o mais fundamental é você se tratar e se cuidar adequadamente, pois os problemas podem piorar e você ter ainda mais consequências.

    PUBLICIDADE