1 pessoa perguntou:

Se cortar, se bater, chorar muito, se sentir sozinha, ansiedade e sintomas de depressão ?

  • Respondido em 07/01/2015
    Luciana Kotaka Psicologia - CRP 6502-1/PR
    Olá,

    A depressão se caracteriza por ser uma doença do organismo como um todo, comprometendo o físico, o humor e o pensamento. A forma de ver e sentir a realidade ficam alterados, modificando as emoções, a disposição, a alimentação, sono, até mesmo como se sente em relação a si mesmo.
    A depressão tem sintomas variados, que vão desde uma tristeza leve, pensamentos negativa até as alterações da sensação corporal. É muito importante distinguir de forma assertiva a diferença entre uma tristeza e depressão, para que possa ter um tratamento eficiente.
    O que descreve em sua pergunta pode sim ser caracterizado como depressão, sendo muito importante que busque ajuda o quanto antes, sendo necessário consultar-se com um psiquiatra para que ele possa te medicar e dessa forma começará a sentir-se melhor, além da terapia que vai fortalecer sua autoestima e te ajudar a superar suas dificuldades.

    Um abraço
    Luciana Kotaka

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 04/09/2015
    Carmen Bitaraes Coutinho Alves Psicologia - CRP 36274/MG
    Olá,

    Não se preocupe em saber qual doença está te provocando estes sintomas…

    No momento o importante é você procurar um psiquiatra para fazer uma avaliação inicial.

    Você deve procurar impedir novas ocorrências de autopunição, pois elas poderão trazer consequências graves à sua saúde.

    É inadiável você procurar a ajuda de um psiquiatra, que poderá prescrever medicamentos que te ajudarão a vencer esta compulsão de se agredir.

    É provável que esse especialista te encaminhe a um psicólogo, mas, para a segurança que seu caso exige, o psiquiatra deverá ser consultado primeiro.

    A Psicoterapia vai possibilitar o entendimento e trabalhar o(s) motivo(s) que te levam a crer que você seja culpada(o) de algo e que portanto deve ser castigada(o)… O trabalho em conjunto do psiquiatra e psicólogo parecem ser o melhor caminho para você.

    Inicie seu tratamento!

    Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)

    PUBLICIDADE