Exercícios e a longevidade

SÉRIE LONGEVIDADE

POR ADRIANE ZIMERER - ATUALIZADO EM 28/09/2011

Exercícios e a longevidade

Fortalecer os músculos evita quedas na terceira idade

2 de 11

Envelheça com saúde
Para envelhecer com saúde e continuar realizando movimentos, como andar de bicicleta, por exemplo, não basta ficar olhando. É necessário fazer atividades que fortaleçam seus músculos, que melhore o equilíbrio e a sua força física. Uma das principais causas de acidentes e da incapacidade na terceira idade é a queda. Geralmente acontece por falta de equilíbrio, fraqueza muscular e problemas na visão.

O exercício contribui na prevenção dos tombos através de diferentes mecanismos:
- fortalece os músculos das pernas e costas;
- melhora os reflexos, a postura e a velocidade de andar;
- desenvolve a flexibilidade;
- mantém o peso corporal e melhora a mobilidade.

Músculos fortalecidos
Os benefícios do treinamento de força muscular também ajudam no controle do diabetes, da artrite, da doença cardíaca. Melhora a ingestão alimentar e diminui a depressão. Neste vídeo, contamos a história de um médico que pensa muito na longevidade. Ele tem quase um metro e noventa de altura, pesa 105 kg e pasmem: tem 47 anos de idade.

Mas a forma física nem sempre foi assim. O médico fisiologista e nutrologista do esporte já foi obeso. Desde os 15 anos lutava para emagrecer. Por vezes, atingiu o objetivo, mas voltava a engordar até 20 kg de uma vez. Até que decidiu mudar seu futuro.

Mohamad começou a fazer exercícios físicos testando várias modalidades do esporte. Gostou tanto que até se tornou atleta. Hoje se sente muito melhor do que anos atrás. Para ele, não importa se os cabelos estão brancos, mas o corpo tem que estar jovem!