Dirk Belau

Dirk Belau

Psicologia e Psicanálise

CRP 06/117170/SP

Apresentação

Sou psicoterapeuta com método humanista "centrado na pessoa," e psicanalista. Psicólogo pela UNB (Universidade de Brasília); mestre em aconselhamento psicológico (Master of Counselling, da Alemanha) e mestre em sociologia, da Alemanha. Tenho ampla experiência especialmente com pessoas GLBT, dependentes químicos, pessoas com inclinação à violência, depressão, angústia, baixa autoestima e pessoas involvidas no assédio moral no trabalho, tanto como vítima como na posição d@ agressor@. Faço coaching para executivos e grupos de trabalho. Atendo em várias línguas: português, espanhol, inglês, francês, e alemão (língua materna). Tenho 69 anos. Estou na segunda profissão. A primeira foi de sociólogo. Passei uma vida trabalhando numa grande organização internacional onde acumulei experiências de uma realidade bastante diversa, inclusive do mundo do trabalho e em várias culturas, do primeiro e do terceiro mundo. O terapêuta humanista procura ajudar ao cliente a falar sobre si mesmo e suas experiências, e manifesta seu entendimento do que ouviu. Este diálogo normalmente já produz a mudança desejada pelo cliente. Costumo abordar alguns pontos chave analíticamente com base na teoria freudiana e na filosofia da cultura humana em geral, sempre procurando entender o caso singular nas suas circunstâncias. Atendo em psicanálise pura a clientes que o desejarem. Aplico as regras e a teoria freudiana, grosso modo. Os resultados dos dois métodos são semelhantes, mas o conforto pode ser maior com um ou com o outro do método, conforme a preferência d@ cliente. O aconselhamento psicológico é bastante variado, metodolócicamente falando, devido às necessidades de cada cliente, por exemplo devido ao número de sessões limitado ou ao relacionamento específico seja com a hierarquia no trabalho, com @ cónjuge, filh@ ou pai/mãe. Diagnostico conforme a Classificação Internacional de Doenças sob demanda d@ cliente embora o diagnóstico formal não influencie a terapia. É essencial entender a vida d@ cliente, pois os sintomas podem variar enquanto a raiz deles se entende pela experiência vivenciada e não pelo rótulo.

Publicações de Dirk (406)

Página 1 de 41