Proteja a pele do bebê contra alergias

Os cuidados começam no banho, incluindo a higiene das roupas e o uso de talco

POR CAROLINA SERPEJANTE - PUBLICADO EM 21/10/2011

Manter as dobrinhas da pele do bebê protegidas contra alergias e assaduras é um dos maiores desafios das mães. Como as defesas da criança são menores, afinal ela pouco foi exposta ao sol ou a substâncias nocivas, a escolha de um creme errado ou até de um sabonete mais abrasivo pode ter efeitos graves. "Se a família tiver histórico de alergias o cuidado deve ser redobrado", afirma a pediatra Camila Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Os cuidados com a pele do bebê incluem os produtos usados para higiene das roupas, cuidados após o banho ou a troca de fraldas e até a temperatura da água na hora do banho. Veja as dicas dos especialistas.

Use sabonete neutro

Sabonetes neutros, sem perfume e com baixas quantidades de álcool e detergentes protegem a oleosidade natural da pele do bebê. "Quanto mais espuma o sabonete fizer, mais detergente tem e pior é para o bebê", afirma a pediatra. Barras de glicerina são mais recomendadas, porque têm menos compostos químicos. "Certifique-se de que o sabonete seja feito de glicerina, e não sabonete comum com glicerina", alerta a pediatra Sylvio Monteiro, da MBA Pediatria. Caso o tempo esteja muito quente e o bebê tome vários banhos, use sabonete em apenas um deles - os outros são para refrescar, já que a higiene já foi realizada.