Convide as crianças para animar sua cozinha

Receitas especiais transformam a meninada em aprendiz de chef

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 01/04/2010

Imitar os adultos é uma das brincadeiras favoritas das crianças. Para a diversão ficar ainda mais saborosa, só mesmo quando o teatro acontece à convite dos grandes. "As crianças gostam de participar da rotina dos adultos, elas se sentem mais confiantes nas situações em que isso acontece", afirma a psicanalista Camila Gomes. Com mais segurança, a molecada fica à vontade para se expor e acaba aprendendo tudo com mais facilidade, porque tem menos medo de cometer erros e passar vergonha.

Geralmente, a graça está nas atividades proibidas e você pode tirar proveito disso para organizar um evento bem animado, transformando a criança em auxiliar de chef na sua cozinha. Primeiro, as regras: deixe claro que ela vai ficar longe do fogo, das facas e de outros objetos que possam causar machucados. Os cuidados garantem que o preparo das receitas abaixo, indicadas pela culinarista Daniele Milenaris, termine numa deliciosa brincadeira.

PUBLICIDADE
Crianças na cozinha - Getty Images
Crianças na cozinha

Salada Colorida

Ingredientes
1 pé de alface
1 tomate
1 cenoura crua
1 beterraba
1 lata de milho em conserva
1xícara de palmito em conserva desfiado

Coisa de adulto: Lave bem todos os ingredientes. Rale os legumes crus e reserve numa vasilha plástica. Abra a lata de milho, escorra e reserve. Corte o tomate em rodelas finas.

Pequeno aprendiz: peça para a criança picar, com as mãos, as folhas de alface. Juntos, arrumem todos os ingredientes numa travessa.

Biscoitinhos crocantes de chocolate

Ingredientes
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó 100 g de manteiga
2 ovos
200 g de chocolate meio amargo

Coisa de adulto: Misture todos os ingredientes numa vasilha, menos o chocolate. Pique o chocolate em cubinhos e misture-o à massa. Modele as bolachinhas com cortadores ou com forminhas redondas. Se a criança já tiver coordenação e paciência, ela pode ajudar na modelagem.

Pequeno aprendiz: peça para a crinça untar a forma com manteiga, em seguida, farinha de trigo.coloque a massa para assar durante 20 minutos, em forno pré-aquecido na potência média.

Suco marciano

Ingredientes

1 polpa de clorofila congelada
3 rodelas de abacaxi
Um punhado de hortelã fresca
500 ml de água Açúcar e gelo a gosto

Coisa de adulto: pique o abacaxi. Meça a quantidade de açúcar que vai ser usada e reserve num repecipiente de plástico. Abra a embalagem da polpa.

Pequeno aprendiz: peça para a criança retirar as folhas da hortelã, descartando os galhos. Em seguida,ela deve jogar todos os ingredientes no liquidificador. Peça para ela ligar o aparelho e bater bem. Arrume uma jarra e uma peneira para seu ajudante coar o suco.