Por que o meu bebê dorme muito?

Entenda como funciona o sono do seu filho e se é necessário acordar para amamentar

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 24/04/2015

Dr. Sylvio Renan
Pediatria - CRM 24699/SP
especialista minha vida

Nove meses depois, eis que o bebê chega em casa e, se você é mãe de primeira viagem, terá todas as dúvidas do mundo sobre tudo, não é mesmo? Fique tranquila: vou esclarecer algumas questões sobre o sono do bebê, que é um assunto que sempre suscita muitas dúvidas e debates entre as mães.

PUBLICIDADE

O que é normal ou não nos primeiros meses de vida dos pequenos? E as horas de sono? E a amamentação? Sim, são muitas perguntas e todas fazem sentido.

As horas de sono dos recém-nascidos variam muito de indivíduo para indivíduo, e quando chegam a 1 ano de idade estão dormindo 12 horas por dia. Tem que se levar em consideração também os diversos fatores que podem influenciar o sono, como doenças, fome, excesso de estímulos - que diminuem as horas de sono - e novos aprendizados, uma vez que esses aumentam o sono.

O estado de espírito da mãe também influência muito no comportamento de seus filhos, pois se ela estiver irritada, angustiada ou insegura, isso passará para o bebê, devido a forte ligação física e emocional entre os dois. Nesses casos, o bebê irá apresentar atitudes diferentes, como choro intenso, cólicas e insônia.

O sono dos bebês pode ter influência até mesmo antes do nascimento, de acordo com uma pesquisa realizada no Centro Médico da Universidade de Rochester (Inglaterra), que concluiu que mães que tiveram depressão ou ficaram muito ansiosas durante a gestação apresentaram tendência até duas vezes maior de gerarem filhos com problemas de sono.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Outra dúvida é acordar ou não o bebê para mamar. Quando seu filho estiver dormindo durante o dia, pode acordá-lo para mamar, sem problemas, com intervalos de, no máximo, três horas e meia. Mas, durante a noite, não o acorde para mamar, assim evitará que ele troque o dia pela noite. Quando ele solicitar ser alimentado durante a noite, você pode amamentar normalmente, no entanto, se ele dorme tranquilamente, não interrompa o seu sono.

O leite é de extrema importância na primeira fase do bebê. Ele influência o sono dos recém-nascidos. O leite artificial afeta a vida noturna dos pequenos e não proporciona uma noite tranquila, por ser de mais difícil digestão. Por outro lado, o leite materno é o ideal para o bebê em todas as suas fases, pois é um alimento nutritivo, imunológico e antialérgico, além de ser uma forma de seu bebê ter contato físico com você, pele com pele, o que lhe é extremamente relaxante. Evite qualquer outro tipo de leite animal ou vegetal.

Você pode usar algumas artimanhas para contribuir com o sono tranquilo do seu filho, como dar banho antes de colocá-lo para dormir, colocar músicas relaxantes, dar a última mamada antes de deixá-lo no berço, cantar músicas relaxantes e contar-lhe histórias, reduzir a luz no quartinho do bebê e certificar-se que ele esteja quentinho e confortável.